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Pardal instalado na 'Curva da Morte' aumenta a segurança na ERS-122

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Pardal instalado na 'Curva da Morte' aumenta a segurança na ERS-122
A redução de acidentes está ocorrendo também em outros pontos da rodovia desde a instalação dos pardais - Foto: Divulgação Daer

Desde março deste ano, não há registro de acidente no km 47 da ERS-122, onde um pardal controla o limite de velocidade estabelecido em 50 quilômetros por hora. Esse trecho da estrada, conhecido como a 'Curva da Morte', registrou 23 acidentes em 2015, cinco só no primeiro trimestre. Neste ano, no mesmo período, o número caiu para três.

"A presença do equipamento e a diminuição das ocorrências estão diretamente relacionadas, o que comprova que a imperícia e a falta de educação no trânsito contribuíam para os acidentes", afirmou o diretor de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Uberti.

O dirigente destaca que a redução de acidentes está ocorrendo também em outros pontos da rodovia. A queda é relevante desde 2013, quando não havia pardais, até 2015, quando eles voltaram a funcionar durante o ano inteiro. O ano de 2014, quando os equipamentos começaram a ser implantados, não pode ser utilizado como base de comparação, já que só foram ativados a partir de novembro. "Em quatro locais da ERS-122 com equipamento houve 54 acidentes em 2013, e apenas 13 em 2015, uma redução de 76%", enfatizou Uberti. Em toda a extensão da estrada foram 755 acidentes em 2013 e 508 em 2015.

Mais segurança nas estradas em 2016

O diretor comemora o resultado do novo equipamento na ERS-122 e dos demais dispositivos presentes nas rodovias, que tiveram queda de 30% de ocorrências em comparação a 2015. "Estamos trabalhando para que esses índices sejam cada vez menores, por isso, ainda neste ano, devem ser implantadas mais 40 lombadas e 20 pardais”, adianta Uberti.

Os locais ainda estão sendo estudados e serão definidos segundo critérios técnicos, como o volume diário médio de veículos e o índice de acidentalidade no trecho. Atualmente, 93 faixas em 12 rodovias são monitoradas por pardais e 134 faixas em 20 estradas por lombadas.


Texto: Liana Ramos Carvalho/Ascom Daer
Edição: Denise Camargo/Secom 

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