Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Histórico poderá abrigar acervo de Bento Gonçalves

Publicação:

O governador Germano Rigotto e o presidente da Associação dos Familiares do General Bento Gonçalves da Silva (1788-1847), Raul Justino Ribeiro Moreira - tetraneto do líder da Revolução Farroupilha -, conversaram hoje (18) pela manhã, no Palácio Piratini, sobre a possibilidade de transferir o acervo em poder da entidade para o Parque Histórico Bento Gonçalves, no município de Cristal. A área de 240 hectares se localiza na antiga Sesmaria do Cristal, originada por uma doação de terras feita por D. João VI ao alferes Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves, e abriga uma casa de 400 metros quadrados, construída como réplica da que foi habitada pela família.

O assunto será encaminhado pelo governador amanhã (19), durante reunião que terá com o secretário estadual da Cultura, Roque Jacoby. Temos grande interesse em tudo o que se refere à Revolução Farroupilha. A revitalização do parque histórico, numa parceria entre o governo, através da Secretaria da Cultura, e a Associação poderá resultar no surgimento de um excelente equipamento turístico para o Rio Grande do Sul, disse Rigotto. A idéia é que a Brigada Militar - criada durante a Revolução Farroupilha - também esteja presente no parque, como responsável pela segurança e para utilizar a área para o tratamento e treinamento de cavalos pertencentes à corporação.

O acervo guardado pelos familiares do líder farroupilha reúne 300 peças, entre as quais revólveres, baionetas, balas de canhões, bengalas, arreios, móveis, objetos domésticos e documentos. O material foi exposto apenas três vezes. A primeira foi em Camaquã, no ano passado. Depois, foi levado ao Museu Histórico de Triunfo - montado na casa onde Bento Gonçalves nasceu -, onde permaneceu entre junho e julho de 2003. De setembro a outubro, o acervo pôde ser visto na Assembléia Legislativa. Este ano, deverá ser levado a Roma, para uma exposição que vai dividir espaço com uma mostra sobre o revolucionário Giuseppe Garibaldi (1807-1882). A audiência com o governador foi solicitada pela deputada estadual Leila Fetter.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul