Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Itapuã tem venda antecipada de ingresso para visitação

Publicação:

Farol de Itapu por Helton Brites Sema
Visitação pública foi ampliado para cinco dias na semana, de quarta a domingo, desde janeiro - Foto: Helton Brites /Sema

A partir desta quarta-feira (13), o Parque Estadual de Itapuã passa a realizar a venda antecipada de ingressos para visitação. As entradas do fim de semana podem ser adquiridas às quartas, quintas e sextas-feiras no Centro de Visitantes do parque, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. 

Em janeiro foi ampliado para cinco os dias da semana em que o parque fica aberto para visitação pública. Reconhecida por abrigar uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Unidade de Conservação de Proteção Integral, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, passou a abrir de quarta a domingo.

O Parque Estadual de Itapuã fica no município de Viamão, a 57 quilômetros do Centro de Porto Alegre. A visitação está aberta na Praia das Pombas, que tem capacidade para receber até 350 pessoas por dia. Não é permitido ingressar no parque com animais.

A Unidade de Conservação oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento e churrasqueiras. Há vigilância no local. É necessário que o visitante leve seu próprio alimento. Churrasqueiras estão disponíveis conforme a ordem de chegada. Quem pretende usá-las levar carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no parque, como lenha e gravetos.

O pagamento do ingresso é realizado somente em dinheiro, ao custo de
R$ 17,09 por visitante. Crianças de até 2 anos são isentas; crianças de 2 a 12 anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e estudantes com carteira nacional pagam meio ingresso.

Mais informações podem ser obtidas na sede do parque pelo telefone (51) 3494-8083 ou pelo e-mail cv-itapua@sema.rs.gov.br.

Trilhas

O Parque Estadual de Itapuã conta com serviço de trilha que é realizado por condutores ambientais autônomos, capacitados para exercer a atividade e responsáveis pela condução de grupos em segurança nas trilhas de Itapuã.

As trilhas disponíveis são a da Onça, da Visão e a da Fortaleza. Todas têm a capacidade máxima de 15 pessoas e é obrigatório o uso de calçado fechado. Para realizar as trilhas, é necessário agendar pelo e-mail condutoresitapua@gmail.com. 

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul