Parque Nacional Aparados da Serra é contemplado em projeto do Ministério do Turismo
Publicação:
A secretária do Turismo (Setur), Abgail Pereira, participou na tarde de quarta-feira (20), em Cambará do Sul, do seminário que reuniu representantes do Ministério do Turismo, Sebrae, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) para debater o projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno.
De acordo com Abgail, o projeto vai proporcionar que o Parque Nacional Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC), seja ainda mais valorizado.
Fomentar o turismo nesta região é imprescindível para o que pensamos para o turismo do Rio Grande do Sul. Precisamos aproveitar o potencial que temos aqui, mas para isso temos de interagir com a comunidade, exercer a sustentabilidade do turismo. Turismo é negócio e quem investe nele necessita ter consciência disso, avaliou.
Abgail afirmou que a Setur é parceira nas atividades propostas pelo Mtur e se colocou à disposição para colaborar no que for necessário para que o projeto cumpra o objetivo. Queremos ser parceiros de vocês para qualificarmos o turismo de aventura e estamos aqui para demonstrarmos nosso interesse como indutor do desenvolvimento dessa região. Esse destino é importante para o Estado, mas também para o Brasil. Na Copa do Mundo, muitos turistas certamente virão para cá e temos de fazer com que eles sintam vontade de voltar, revelou.
Para Benita Maria Monteiro, coordenadora de visitação do ICMBio, chegou o momento de executar esse projeto que há mais de um ano já vem sendo elaborado. O Parque Nacional dos Aparados da Serra é uma marca internacional que alavanca o turismo. Queremos estruturar o mínimo necessário para que o turista possa visitar o local e saia satisfeito, mas para isso temos de oferecer a ele hotelaria, serviço de qualidade e infraestrutura, ressalta.
O Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno envolve a realização de ações para integração, qualificação e ativação dos elos da cadeia produtiva do turismo, tendo como eixo indutor o desenvolvimento e a integração dos Parques Nacionais. O público alvo inclui os atores do turismo do entorno dos parques, como empresários, gestores, guias e condutores, entre outros.
Estão contemplados na iniciativa cinco locais: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Aparados da Serra (RS e SC), Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - Ilha de Fernando de Noronha (PE). A escolha sobre eles atendeu aos critérios de que deveriam estar incluídos no programa Destinos Indutores do MTur e ter pelo menos um de cada bioma brasileiro.
O projeto está organizado em duas fases, sendo que a primeira, de responsabilidade da Abeta, contempla ações de planejamento estratégico, diagnóstico da cadeia produtiva e mapeamento da oferta turística. Já a segunda fase, sob responsabilidade do Sebrae nos estados, compreende ações de campo para integração da cadeia produtiva com o Parque. O projeto teve inicio em 2010 e a partir de maio de 2011 ocorreram as primeiras ações presenciais nos destinos.
Durante todo o dia de hoje (21), o seminário prossegue em Cambará do Sul para que sejam definidas as próximas ações a serem tomadas para a execução do projeto.
Texto/foto: Valeria Pereira
Edição: Redação Secom (51)3210-4305