Parque Zoológico de Sapucaia do Sul celebra 62 anos com ingresso solidário

Cisne branco do Parque Zoológico batendo as asas enquanto flutua sobre o lago.
O cisne é um dos mais de mil animais que os visitantes podem conhecer no Parque Zoológico - Foto: Luis Wagner

Na quarta-feira (1º/5), feriado do Dia do Trabalho, o Parque Zoológico (ZOO) de Sapucaia do Sul, administrado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), celebrará seus 62 anos com uma ação especial. Buscando unir meio ambiente, lazer e solidariedade, os pedestres terão isenção de ingresso, que será substituído por 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas à Defesa Civil municipal.

A iniciativa é realizada tradicionalmente na data para comemorar o aniversário do parque. No ano passado, cerca de 5,7 toneladas de alimentos foram arrecadadas, beneficiando 340 famílias cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

“Será uma grande celebração em homenagem às mais de seis décadas do Parque Zoológico, que promove o conhecimento, o lazer e o entretenimento, colaborando com pesquisas científicas e fortalecendo a conexão das pessoas com a natureza. Será mais um ano para celebrar o parque e integrar a comunidade nesta grande ação de solidariedade”, reforça a titular da Sema, Marjorie Kauffmann.

Além da ação solidária, os visitantes também encontrarão nas dependências do parque uma feira de artesanato, organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda. A programação incluirá, ainda, ações de enriquecimento ambiental com onças, ursos, tigres e primatas, estimulando a interação dos animais com o espaço.

“O zoológico tem um importante papel na manutenção de animais silvestres, muitos dos quais não podem mais viver em seu habitat natural. Também promove a educação ambiental e contribui para a conservação de espécies, inclusive algumas que estão ameaçadas de extinção", ressalta a médica veterinária Caroline Gomes, gestora do parque. Ela reitera: “Convidamos a todos para prestigiar essa data tão especial.”

O Parque Zoológico possui 160 hectares de área e abriga cerca de 130 espécies de animais, entre aves, répteis e mamíferos, totalizando mais de mil animais nativos e exóticos.

O quê: aniversário de 62 anos do Parque Zoológico
Quando: no feriado do dia do Trabalho (1º/5)
Onde: km 252 da BR-116, parada 41, em Sapucaia do Sul
Horário de funcionamento: das 9h às 17h
Ingresso solidário: 1 kg de alimento não perecível
Entrada de veículos: a cobrança para acesso de veículos será mantida. A tarifa é única, independentemente do número de passageiros (confira a tabela de preços).

Não é permitida a entrada de animais de estimação no Parque Zoológico.

Texto: Luan Oliveira/Ascom Sema
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom