Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Participantes do Fam Tour de Portugal são recebidos em Gramado

Publicação:

O grupo de portugueses integrantes do Fam Tour, que está no Rio Grande do Sul desde o último domingo, passou esta quinta-feira (10) visitando cidades da Serra gaúcha. Pela manhã, assim que chegaram de Cambará do Sul, foram recebidos pelo prefeito de
Participantes do Fam Tour de Portugal são recebidos em Gramado

O grupo de portugueses integrantes do Fam Tour, que está no Rio Grande do Sul desde o último domingo, passou esta quinta-feira (10) visitando cidades da Serra gaúcha. Pela manhã, assim que chegaram de Cambará do Sul, foram recebidos pelo prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e pela secretária do Turismo do município, Rosa Helena Volk, no auditório da prefeitura.

Rosa Helena ressaltou a importância que o voo da TAP tem para o Estado. Recebemos turistas das mais diversas partes do País, no entanto, nosso turismo internacional representa menos de 3%. E, devido a isso, a janela que a TAP abriu é fundamental para Gramado, para que mais pessoas de fora do do Brasil venham e descubram o que temos a oferecer, disse.

A secretária destacou que esse intercâmbio entre Brasil e Portugal tem tudo para dar certo. Queremos entender a melhor forma de nos vendermos lá fora com a TAP, agentes e operadores de viagens e com o Governo do Estado, para elaborarmos pacotes viáveis e interessantes para os turistas estrangeiros, ressaltou.

Para Jorge Santos, da Viagens Abreu, o Rio Grande do Sul precisa explorar a imagem da sua cultura e tradição para encantar o público europeu. Não adianta ofertar chocolate, pois eles estão distantes cerca de uma e meia da Suíça, assim como não interessa ao europeu conhecer o frio, já que há frio demais na Europa. Então, os gaúchos precisam mostrar a tradição do seu povo, sua cultura, a forma como vive no campo e a gastronomia farta para atrair os turistas internacionais, avaliou. Santos salientou que é preciso construir uma nova visão do Estado no Exterior, passar a imagem do sonho e também da oportunidade de poder fazer churrasco ou andar a cavalo, ou seja, experimentar sensações que a grande maioria dos europeus não tem.

Para saber um pouco mais da história do Rio Grande do Sul, o grupo foi conhecer o Parque Gaúcho, onde presenciou uma exibição a cavalo depois de passar pelo Gramado Zoo, rico em animais da fauna brasileira.

À tarde, os portugueses fizeram uma visita panorâmica ao centro de Canela e foram ao Parque do Caracol, considerada a segunda maior atração do turística da região Sul do País, atrás apenas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná. O Fam Tour, que se encerra no próximo domingo (13), em Bento Gonçalves, é promovido pela TAP, secretaria de Estado do Turismo (Setur/RS), secretaria do Turismo de Porto Alegre, com apoio das prefeituras de Cambará do Sul, Canela, Gramado e Bento Gonçalves.

Texto: Valeria Pereira
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul