Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Patrimônio da antiga metalúrgica Eberle é repassado ao município de Caxias de Sul

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 31.03.2016: O complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), de Caxias do Sul, foi oficialmente transferido ao município. O ato de transferência foi assinado na manhã desta quinta-feira (31), pelo governador José Ivo
Sartori e demais autoridades assinaram termo de doação à prefeitura, que usará o local para espaços culturais, entre outras - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A partir de agora, Caxias do Sul é proprietária de um dos prédios de maior importância do município - e do estado -, a Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). A doação efetiva do complexo ocorreu nesta quinta-feira (31), no Palácio Piratini. O governador José Ivo Sartori e demais autoridades assinaram documento passando a escritura para a prefeitura, que dará início à criação de um dos mais importantes espaços culturais e históricos da cidade.

Ao assinar o termo de transferência, Sartori destacou o significado do ato. "A Maesa é um patrimônio histórico cujo valor transcende o município de Caxias do Sul, com muita representatividade no país e no mundo, não somente pela grandiosidade do polo mecânico-metalúrgico, como também pela história dos imigrantes italianos”.

O chefe do Executivo gaúcho disse que, a partir de hoje, a revitalização do espaço - construído em 1947 - será possível “com a participação da comunidade, como já vem ocorrendo, pois o local é ideal para a realização de ações culturais e muitas outras”.

Para o governador, que lembrou o fato de que a negociação para a transferência da propriedade do Estado para Caxias do Sul iniciou-se no governo anterior, "devolver importante patrimônio para o município e contribuir para sua preservação é de uma imensa satisfação”.  

A transferência oficial da área da Maesa era muito aguardada pela administração municipal que, a partir de agora, poderá concretizar diversos projetos previstos para o local onde funcionou a indústria. O primeiro deles será a transferência da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança para um dos prédios existentes na área, que tem 53 mil metros quadrados.

Também o prefeito Alceu Barbosa Velho enfatizou a importância da legalização da doação do prédio da Maesa para Caxias do Sul. “Sabemos que a caminhada ainda será longa para a concretização dos planos para o local, mas temos uma comissão alerta e dedicada que irá, com a participação de todos, dar encaminhamento à melhor utilização da antiga Metalúrgica Eberle – que é uma imensa área situada no coração de Caxias e maior patrimônio histórico do município”.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, informou que a comissão especial já está trabalhando no plano de ocupação do espaço. "A lei da transferência do patrimônio previa uma série de requisitos, que foram todos cumpridos. O principal deles, o Plano de Necessidades do Uso, foi cumprido em 2015 e o pré-projeto arquitetônico já foi aprovado na primeira reunião de 2016 da Comissão".

Conforme Rubia, além datransferência de secretarias para o prédio, estão previstos a instalação de um Museu da Metalurgia e de Artes Visuais; a criação de um mercado público, com restaurantes, café e espaços culturais; multipalco para espetáculos; salas de cinema, biblioteca, dentre vários outros.

Além do governador José Ivo Sartori, a o termo de doação da Maesa foi assinado pelo secretário-geral de Governo, Carlos Burigo, secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Oliveira; prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, além dos presidentes das diversas comissões que participam do projeto de revitalização do local.

Texto: Margareth de Paula/Palácio Piratini
Edição: Cristina Lac/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul