Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pavilhão da Agricultura Familiar é aberto ao público na Expodireto

Publicação:

Pavilhão da Agricultura Familiar é inaugurado na Expodireto
Sartori destacou a organização dos produtores e visitou estandes - Foto: Luiz Chaves/ Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori abriu oficialmente na tarde desta segunda-feira (9), na 16ª Expodireto Cotrijal, o Pavilhão da Agricultura Familiar. Com 172 expositores - 22 a mais do que em 2014 -, o espaço reúne agroindústrias, produtores de flores e de artesanato, vindos de 95 municípios.

Em 2014, as vendas somaram R$ 813 mil. "A melhor coisa que temos é mobilização e organização. Quando isso acontece dá certo", disse Sartori, ao elogiar a feira que a cada ano vem crescendo na Expodireto. O secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcisio  Minetto, disse que o governo vai apoiar a agricultura familiar, seu desenvolvimento e a realização das feiras. "O apoio da SDR é fruto da organização dos agricultores", definiu.

No Pavilhão da Agricultura Familiar é possível encontrar produtos como sucos, geleias, salames, geleias, artesanato, flores e folhagens. No total são 112 agroindústrias, 48 expositores de artesanato e 12 de flores e plantas. A visitação ao espaço ocorrerá durante todos os dias da Expodireto Cotrijal, das 8h às 18h.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é uma realização da Expodireto Cotrijal, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag), Emater e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/Sul).

A atividade teve ainda a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, do presidente da Emater, Clair Kuhn, do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, de deputados, da presidente da Fetraf, Cleonice Back, e de lideranças da região.

Antes, Sartori visitou a casa da Emater no parque da Cotrijal, local que conta com palestras e atividades aos produtores e tem o espaço do leite. Também prestigiou a reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacui. 

Cooperativismo - Na tarde desta segunda-feira, Sartori esteve na Casa do Cooperativismo, do Sistema Ocergs Sescoop, onde recebeu pleitos como melhorias nos sistemas de energia e de assistência técnica. O governador disse que o Estado fará tudo o que for possível e afirmou que o sistema cooperativista é muito importante para o desenvolvimento dos mais diversos setores. 

Texto: Eliane Iensen e Itamar Pelizzaro/SDR
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul