Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pavilhão da Agricultura Familiar terá acréscimo de 80 estandes para a 47ª Expointer

Inscrições começam em 22 de abril

Publicação:

Foto num pavilhão da feira. Um produtor, em seu estande, serve cachaça para uma cliente, que sorri enquanto espera.
Já foram realizadas 25 edições do Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer - Foto: Vinicius Medeiros/Ascom SDR

Agroindústrias familiares poderão se inscrever, entre 22 de abril e 13 de maio, para garantir espaço na Feira da Agricultura Familiar da 47ª Expointer. Neste ano, o evento ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A novidade para a próxima edição da Expointer é a ampliação da capacidade do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). Serão 418 estandes, 80 a mais do que na edição anterior, que recebeu 372 expositores, de 174 municípios, distribuídos em 338 estandes. Será a 26ª edição do Pavilhão da PAF na Expointer.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, a ampliação confirma o propósito de incentivar os espaços de vendas para as agroindústrias. “Ao mesmo tempo em que estimulamos os produtores a se organizarem em agroindústrias familiares, também trabalhamos no sentido de promover a ocupação de novos espaços de comercialização”, destaca.

O Estado busca, dessa forma, ampliar ainda mais a capacidade do PAF, que já é destaque pela diversidade de produtos, pelos estandes bem estruturados, pela grande presença de público e pelo significativo volume de vendas: em 2023, foram comercializados R$ 8.106.105,43 milhões durante os nove dias de evento.

Inscrições

Os empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS) ou Via Campesina – e nos escritórios municipais da EmaterRS-Ascar, conveniada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. No processo de inscrição, o empreendedor deverá apresentar também o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

O PAF na Expointer tem como organizadores a SDR, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Fetag/RS, a Fetraf/RS, a EmaterRS-Ascar e a Via Campesina.

Texto: Ascom SDR
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul