Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pela terceira vez, Porto Alegre sedia etapa do STU National, um dos principais campeonatos de skate do Brasil

Publicação:

Imagem de um skatista fazendo uma manobra em uma das pistas.
Pela terceira vez, Porto Alegre sedia etapa do STU National, um dos principais campeonatos de skate do Brasil - Foto: Lauro Alves/Secom

O Rio Grande do Sul está, mais uma vez, no mapa dos grandes eventos esportivos nacionais. Começou nesta sexta-feira (12/4), em Porto Alegre, a terceira etapa do STU National 2024, evento que reúne grandes nomes do skate nas categorias street e park, tanto masculino quanto feminino, além de apresentações musicais. O governo do Estado é um dos patrocinadores da competição, com investimento de R$ 400 mil.

O STU, que tem identidade visual assinada pelo artista porto-alegrense Stefan Kircher, é muito mais que uma competição de skate e se destaca como um catalisador do turismo, impulsionando a economia local e servindo como um palco para a cultura urbana prosperar. No total, são esperados mais de 100 mil pessoas nos eventos realizados pelo STU no Estado.

Os três dias de torneio, que vai até domingo (14/4), reúnem atletas e entusiastas do skate de todo o Brasil na pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina, e traz uma onda de energia e entusiasmo que se espalha por toda a cidade. Este é um momento para os jovens se inspirarem, os artistas se expressarem e a comunidade se unir.

O estudante Kelvyn Oliveira, 18, natural de Porto Alegre, anda de skate frequentemente na orla do Guaíba e pretende acompanhar a competição do início ao fim. “Poder ver atletas fazendo manobras de alto nível é incrível. Nós sabemos o quanto a pessoa se dedicou para isso e ver o resultado final é muito inspirador”, afirma o skatista, lembrando que a edição do ano passado do STU ficará para sempre marcada em sua mente.

A relação entre o Rio Grande do Sul e o STU já virou tradição: essa é a terceira vez que Porto Alegre sedia uma das etapas da competição. E os atletas gaúchos que são destaque na modalidade marcam presença. Um deles é Carlos Ribeiro, natural de Novo Hamburgo, um dos skatistas mais respeitados da cena nacional e mundial. João Lucas Alves, o Xuxu, de Cachoeirinha, também desfilará suas manobras na Capital. O skatista foi o segundo colocado em Florianópolis e terceiro em Criciúma, nas duas primeiras etapas do STU National.

No feminino, uma das confirmadas é Sofia Godoy, gaúcha de Campo Bom, campeã da última etapa e líder até aqui na categoria park. “Ando direto aqui. É uma pista complicada, mas muito gostosa de andar porque é desafiadora”, comentou a skatista, uma das vencedoras da etapa porto-alegrense do STU em 2023.

Imagem de uma espécie de estande. No alto se lê Secretaria de Turismo - RS. Alguns jovens são vistos dentro do espaço.
Espaço do governo do Estado no evento - Foto: Lauro Alves/Secom

Programação

Abrindo a competição, a sexta-feira é reservada às eliminatórias e à repescagem das modalidades street e park no masculino. No sábado (13/4), ocorrem as semifinais de ambos os gêneros, com as finais marcadas para o domingo (14/4), encerrando as atividades em grande estilo.

Os ingressos para as provas estão disponíveis de forma gratuita no site sympla.com.br. Já para os shows do festival URB Music Tour (em paralelo à competição), a entrada é paga – a venda dos bilhetes é realizada no mesmo portal. A competição também será transmitida pela Tv Globo, pela Sportv e pela página oficial do STU Channel no TikTok.

Olimpíadas de Paris

Em contagem regressiva rumo ao Jogos de Paris, o STU também recebe atletas que ainda buscam a vaga olímpica, como Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi, Pedro Carvalho, Pedro Quintas e Murilo Peres (na categoria park), e Gabryel Aguilar, Lucas Rabello, Kemily Suiara e Isabelly Ávila (na categoria street). O STU National 2024 de Porto Alegre não vale pontos para a corrida olímpica, mas é uma forma de os atletas adquirirem ritmo para as próximas competições, visando ao sonho de estar em Paris, daqui a pouco mais de 100 dias.

Um dos pretendentes, Lucas Rabelo, 25, é natural de Fortaleza, no Ceará, e mudou-se para Porto Alegre quando tinha 13 anos, justamente pela ligação da cidade com o esporte que ele havia começado a praticar dois anos antes. “Eu me sinto em casa aqui. É um lugar lindo poder andar na Orla, de frente para o Guaíba”, disse o cearense, que já levou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021.

Programação

Sexta-feira (12/4)

10h: Abertura para o público
11h10 – 13h30: Fase 1 Street Masculino
13h30 – 17h00: Fase 1 Park Masculino
17h10 – 18h15: Fase 2 Street Masculino
18h15 – 20:00 Fase 2 Park Masculino
20h – 21h: Best trick (Monster Cube)

URB  Música 
20h - 22h: DJ Tamenpi

Sábado (13/4)

9h00: Abertura para o público
10h  11h50: Semifinal Street Feminino
12h  13h35: Semifinal Park Feminino
13h45  15h35: Semifinal Street Masculino
15h35  16h25: Role Skate Anima (Pista Street)
15h45  17h20: Semifinal Park Masculino
16h: URB Music Tour

Domingo (14/4)

9h45: Abertura para o público
10h45 – 12h00: Final Park Masculino
12h  14h: Intervalo
14h  15h: Final Street Feminino
15h – 16h: Paraskate Park
16h10  17h: Final Park Feminino
17h10  18h: Final Street Masculino
18h 18h40: Premiação na Pista Street

Texto: Leonardo Maia/Ascom Setur
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul