Pensão especial para Plauto Cruz e Lourdes Rodrigues é aprovada pela Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do RS aprovou, por unanimidade, na sessão plenária dessa quarta-feira (19), o projeto de lei do Governo do Estado que concede pensão especial aos músicos gaúchos Lourdes Rodrigues e Plauto Cruz. O projeto foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que busca atender os artistas que passam por dificuldades financeiras.

Antônia Lourdes Bretas Rodrigues, 74 anos, nascida em Santa Maria, tem 60 anos de carreira artística. Começou a cantar no rádio e é conhecida pela interpretação das composições de Lupicínio Rodrigues. Considerada a Dama da Canção, coleciona muitos prêmios, entre eles o principal da música gaúcha, o Prêmio Açorianos. Recentemente, o Instituto Estadual do Livro (IEL) lançou sua biografia, Lourdes Rodrigues: uma história de sucesso.

Plauto Cruz, 83 anos, é natural de São Jerônimo. Começou sua carreira em Porto Alegre, na Rádio Gaúcha, no programa Duque de Antenas e, posteriormente, foi para Difusora, no programa Hora do Bico. Atuou na emissora Clube Metrópole, depois na rádio Itaí e, por último, na Farroupilha. Mais tarde voltou a trabalhar para a Gaúcha e para várias outras emissoras no Brasil, incluindo televisão. Conquistou 60 troféus, destacando-se a Medalha Simões Lopes Neto, concedida pelo Governo do Estado; Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara de Vereadores; e Cidadão Porto-Alegrense, pela Prefeitura de Porto Alegre.

Já gravou mais de 40 LPs como acompanhante de grandes músicos brasileiros, entre eles, Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Kleiton e Kledir, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Ângela Maria, entre outros. Tem quatro LPs como solista e seis CDs gravados.

Texto e foto: Assessoria Sedac
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305