Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pesca do dourado e do surubim é discutida em São Borja e Ijuí

Publicação:

Os membros do Conselho do Fórum da Pesca da Bacia do Rio Uruguai estiveram reunidos no município de São Borja, nesta segunda-feira (17), quando discutiram junto com pescadores a proibição da pesca do dourado e do surubim na Bacia Hidrográfica do Rio
Pesca do dourado e do surubim é discutida em São Borja e Ijuí

Os membros do Conselho do Fórum da Pesca da Bacia do Rio Uruguai estiveram reunidos no município de São Borja, nesta segunda-feira (17), quando discutiram junto com pescadores a proibição da pesca do dourado e do surubim na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

Cerca de 10 municípios da região estiveram representados na reunião que teve, ainda, a participação da Fundação Zoobotânica (FZB), do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado. A proibição das duas espécies permanece inalterada, porém o Governo do Estado, através da Fundação Zoobotânica, está providenciando a revisão de uma lista que foi instituída em 2002 (Decreto n° 41.672/2002), em que o dourado e o surubim foram listados como espécies em situação de vulnerabilidade, isto é, a pesca destes peixes fica proibida.

Discussão semelhante ocorreu em Ijuí, após a etapa da interiorização de governo, que ocorreu na manhã de terça-feira (18). A reunião com pescadores e entidades governamentais, ocorreu na Câmara de Vereadores de Ijuí e teve caráter de audiência pública, reunindo, entre outras entidades, a Federação dos Pescadores do RS, a SDR, FZB e o Batalhão Ambiental da BM.

Até abril de 2012 deve estar concluído o trabalho de uma comissão técnica instituída pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado que irá reavaliar a lista de todas as espécies relacionadas no Decreto n° 41.672/2002. 


Texto: Roger da Rosa/Aline Rodrigues
Foto: Aline Rodrigues 
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul