Pesquisa do DEE aborda desemprego no RS por características sociodemográficas

Pesquisa em pauta card1

Atualizado às 12h de 23/9

Jovens (idade entre 15 e 29 anos) e pessoas com Ensino Médio incompleto formam os dois maiores contingentes de gaúchos que estavam desempregados ao final de 2018. Esse universo igualmente foi o que mais sofreu os efeitos da crise econômica que o país ingressou a partir de 2015.

Essas são algumas das conclusões do estudo Panorama da desocupação no Rio Grande do Sul por características sociodemográficas (2012-18) que inaugura a série Pesquisa em Pauta, um canal de divulgação sobre trabalhos desenvolvidos pela equipe do Departamento de Economia e Estatística (DEE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

Coordenado pelo economista Raul Bastos, o primeiro estudo da Pesquisa em Pauta mostra, entre outras situações, o quanto a instrução é um dos fatores determinantes para o ingresso no mercado de trabalho.

A taxa de desocupação entre as mulheres com formação média incompleta chegou a 20,1% em 2018, caindo pela metade (10,3%) quando elas têm o antigo 2º Grau (Ensino Médio). Situação semelhante ocorre entre os homens: a taxa recua de 11,8% para 6,4%.

Desemprego série histórica
Taxa de desocupação no Brasil e na região Sul entre o 1º trimestre de 2012 e o 4º trimestre de 2018 - Foto: DEE/Seplag

Clique aqui e acesse apresentação com o resumo do estudo.

Clique aqui e acesse a Nota Técnica do DEE/Seplag.

Clique aqui e assista a vídeo com o pesquisador Raul Bastos.

Texto: Ascom Seplag
Edição: Secom