Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pesquisa nacional busca identificar impactos da Covid-19 no setor cultural

Publicação:

Cultura card
-

Dimensionar os impactos de curto e médio prazo da pandemia de Covid-19 nos setores culturais e criativos do Brasil é o principal objetivo de uma pesquisa lançada dia 10 de junho pela Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, com a participação de dez secretarias estaduais de Cultura, incluindo a do Rio Grande do Sul.

O apoio à pesquisa no Estado se dá por meio do RS Criativo, programa lançado pela Secretaria da Cultura (Sedac) em 2019, que incorpora a economia criativa como instrumento de desenvolvimento socioeconômico, de maneira transversal e com a participação da sociedade civil.

O questionário do estudo intitulado “Percepção dos impactos da Covid-19 nos setores culturais e Criativos do Brasil” pode ser respondido até 16 de julho, acessando o site iccscovid19.com.br. A pesquisa servirá para ampliar o debate e a criação de saídas para a crise atual. A ideia foi proposta pelos pesquisadores Pedro Affonso Ivo Franco, consultor da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), e André Lira, consultor da Cultive Soluções.

A página iccscovid19.com.br destaca os montantes movimentados pelos setores cultural e criativo, os empregos por eles gerados e as estimativas de faturamento anteriores à crise. Da mesma forma, ressalta a importância desses setores no desenvolvimento econômico e social do país e o potencial que têm de alavancar os processos de recuperação econômica.

A pesquisa utiliza o método descritivo e segue o processo de coleta, organização, análise e elaboração de relatório. As informações levantadas serão exibidas somente de forma agregada, sem a divulgação de qualquer informação individual dos(as) participantes.

Dados preliminares apontam que o maior impacto ocorreu no Rio Grande do Sul, onde 63% dos setores culturais e criativos afirmaram que não tiveram receita entre março e abril. O menor impacto foi observado em São Paulo, onde 31% disseram ter perdido toda a receita neste período.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, chama a atenção do setor cultural gaúcho para a importância de participar da pesquisa. “Responder ao questionário é muito importante para encontrarmos, juntos, alternativas de enfrentamento à pandemia. É sabido que o setor cultural vem sendo um dos mais afetados, desde o início do período de distanciamento social, e estudos desta natureza servem de balizadores para encontrarmos saídas e nos reinventarmos”, afirma.

ECONOMIA CRIATIVA NO RS

Estudo elaborado por pesquisadores do Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) e divulgado em dezembro de 2019 aponta que 4,1% do PIB no Rio Grande do Sul está atrelado à economia criativa. São mais de 130 mil empregos formais neste segmento. O contingente é superior, por exemplo, aos postos de trabalho gerados na indústria calçadista ou pelo setor automobilístico e se aproxima, inclusive, de áreas com alto poder de geração de vagas, como é o caso da construção civil.

OBJETIVOS DA PESQUISA

• Dimensionar o impacto da Covid-19 nos distintos elos das cadeias produtivas (sobretudo, do ponto de vista da produção e distribuição cultural e criativa);

• Confirmar e complementar cenários já capturados por outras pesquisas;

• Compreender as realidades estaduais e municipais em profundidade;

• Traçar cenários de como os setores cultural e criativo se comportarão com o arrefecimento e término das medidas de limitação de circulação de pessoas;

• Oferecer informações aos gestores públicos em tempo real, embasando tomadas de decisão;

• Subsidiar a formulação de políticas que possam amenizar os impactos identificados;

• Produzir conhecimento alinhado ao debate internacional, que permita análises comparativas.

REALIZAÇÃO

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura
• Fundação de Cultura e Arte Areripê (Funcap/SE)
• Secretaria da Cultura Espírito Santo
• Secretaria de Comunicação Social e da Cultura do Paraná
• Secretaria de Cultura da Bahia
• Secretaria da Cultura de Alagoas
• Secretaria da Cultura do Maranhão
• Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul
• Secretaria de Cultura do Pará
• Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas
• Secretaria de Cultura de Pernambuco

Representação da Unesco no Brasil

Serviço Social do Comércio (Sesc)

Universidade de São Paulo (USP)

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul