Pesquisador inglês aborda comunicação não violenta em seminário da Seduc
Publicação:
O pesquisador inglês Dominic Barter participou, nesta quinta-feira (26), do Seminário sobre Comunicação Não Violenta, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB-RS), por meio da Casa de Mediação. Barter iniciou o seminário relatando a experiência que teve na utilização de práticas restaurativas com internos da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase). Ele estabeleceu uma dinâmica em que colocou questões para os presentes discutirem em duplas e posteriormente relatarem as motivações e os valores envolvidos no caso analisado.
A dinâmica proposta por Barter motivou o público, que discutiu animadamente os casos propostos pelos integrantes de cada dupla. O pesquisador afirmou que antes de praticar uma violação contra alguém é necessário desumanizar o agredido. Para superar a violência ele propõe a busca da compreensão sobre as motivações que levaram o outro a agir de uma determinada forma.
Esta compreensão é importante para superar os rótulos, os preconceitos e ver o outro como uma pessoa com toda a sua complexidade, seus valores e expectativas. Compreender as motivações do outro é a chave para a adoção de praticas não violentas, segundo o palestrante. Participaram pela Seduc 50 representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da Região Metropolitana.
Currículo
Dominic Barter é pesquisador na área de relações humanas, na qual ensina e desenvolve aplicações de Comunicação Não Violenta e Práticas Restaurativas. Barter presta consultoria para governos, comunidades, escolas, sistemas de justiça, empresas e movimentos sociais em diversos países, bem como para ONU.
Desde 2004, capacita para os projetos de Justiça Restaurativa do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Em 2008 foi palestrante principal na Conferência Internacional de Práticas Restaurativas em Toronto, Canadá.
É coordenador de projetos em Justiça Restaurativa para países de Língua Portuguesa, no Centro internacional de Comunicação Não-Violenta e fundador da rede CNV-Brasil. Nascido na Inglaterra, atualmente mora no Brasil com sua filha.
Texto: Luis Carlos de Almeida
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305