Pesquisadores de liquens do Brasil e exterior realizam evento em Porto Alegre
Publicação:
De 22 a 26 de setembro, ocorre o 7° Encontro do Grupo Brasileiro de Liquenólogos (EGBL), em Porto Alegre. O evento contará com palestras, apresentação de pesquisas e saída de campo com o objetivo de promover a troca de conhecimento e as pesquisas na área. As atividades ocorrerão na sede da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB) e UFRGS, das 8h às 18h.
Os liquens são a união entre uma alga ou cianobactéria e um fungo. Elas realizam a fotossíntese, enquanto os fungos mantêm a umidade do ambiente interno desta associação e são os principais responsáveis pela sua reprodução. Eles, assim como as cianobactérias e musgos, preparam o terreno para que outras plantas e animais possam se instalar e formar comunidades bem estabelecidas.
"Por falta de conhecimento sobre suas aplicações, são muitas vezes ignorados pela população e até mesmo no meio científico. São utilizados na indústria de cosméticos e recentemente no monitoramento do aquecimento global. Além de maior aplicação no biomonitoramento da qualidade do ar", disse Suzana Martins, pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da FZB.
Na natureza, os liquens podem ser considerados indicadores da característica de um ambiente natural. A presença ou ausência de determinadas espécies pode apontar a boa ou má qualidade de determinado ambiente ou região.
Além de 11 pesquisadores de diversas partes do Brasil, especialistas virão dos Estados Unidos para integrar as atividades do evento. O encontro é uma realização do MCN/FZB e Grupo Brasileiro de Liquenólogos. O apoio é da Brasken, UFRGS, Fapergs, Sindicato dos Biólogos do RS e Senar/RS.
Texto: Neemias Freitas
Edição: Redação Secom