Plataforma do Estado informa dados sobre abrigos temporários e Centros Humanitários de Acolhimento

Card2023 Desenvolvimento Social
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), segue realizando o monitoramento de abrigos temporários abertos em função das enchentes de abril e maio. A partir desta sexta-feira (5/7), a ferramenta oferecida para dar transparência aos dados terá a inclusão dos Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs).

No BI, hospedado no site SOS Rio Grande do Sul na aba Abrigos, serão disponibilizadas duas categorias: Centros Humanitários de Acolhimento (CHAs) e alojamentos provisórios (contendo os demais abrigos), com opção de escolha nos filtros.

Com apenas alguns cliques, os usuários podem conferir o número de abrigados e o município em que se encontra o espaço, além do nome e do endereço do local onde o abrigo ou Centro está instalado.

Os dados são oriundos das secretarias municipais de Assistência Social, no caso dos abrigos temporários, e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), das Nações Unidas, no caso dos Centros Humanitários de Acolhimento, que são responsáveis pelo gerenciamento dos espaços.

Desenvolvida pela equipe do Observatório Social da Escola de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (EdSocial), a plataforma está disponível desde 13 de maio. Seu objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos e da imprensa a informações essenciais em momentos de emergência.

Na atualização desta sexta-feira (5/7), havia 126 abrigos no Estado em 45 municípios e 5.340 pessoas desabrigadas.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom