Plataformas de videomonitoramento reforçam segurança em Uruguaiana
Publicação:

As Plataformas de Observação Elevada (POEs), unidades móveis de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP), reforçam a segurança em Uruguaiana, na região Oeste, desde a última terça-feira (26). A estrutura, equipada com câmeras de alta tecnologia, vai auxiliar o serviço de inteligência policial da Brigada Militar em eventos ou locais de grande movimentação no município até o final de janeiro.
Para Uruguaiana, o foco é garantir a segurança dos turistas argentinos e proporcionar informações sobre vias e tráfego. O secretário Cezar Schirmer destaca a importância de atuar em áreas de fronteira também em épocas de grande circulação. "Estamos reforçando, com equipamentos de alta tecnologia, a segurança na fronteira. Esta é uma região onde irão passar milhares de turistas até o final do ano. Por isso, estamos dando atenção especial à cidade", salientou.
Em 2017, foram executadas 279 operações em 36 cidades do Rio Grande do Sul. Para o ano que vem, agregado às plataformas móveis, também serão utilizados drones com transmissão de imagens áreas ao vivo.
Inteligência policial
As plataformas são veículos equipados com câmeras de monitoramento adquiridos em 2014 por meio de convênio com o Ministério da Justiça. As estruturas possuem câmeras com alcance de até três quilômetros e visualização em 360 graus. As imagens captadas são enviadas em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com sede na SSP, em Porto Alegre.
Os operadores monitoram locais pré-determinados, oferecendo apoio ao policiamento ostensivo da BM. Assim, é possível identificar situações suspeitas, o que torna a capacidade de resposta mais eficaz. A estrutura possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless ou 3G/4G, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo.
Entre os eventos policiados pelas POEs, estão o carnaval de Uruguaiana, Natal Luz em Gramado, Oktoberfest e a Fenadoce em Pelotas. Na capital, também são usadas em jogos de futebol e shows musicais.
Texto: Bárbara Barros/SSP
Edição: Gonçalo Valduga/Secom