Polícia Civil cria delegacia pioneira em crimes virtuais
Publicação:
Com o número de fraudes na web cada vez mais crescente - entre 2004 e 2009 o aumento foi de 6.513% no país - a Polícia Civil precisou inovar. Para investigar crimes cibernéticos, foi criada uma delegacia especializada.
O delegado Emerson Wendt, que comanda a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) - integrante do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) -, salienta que os crimes mais praticados na internet são as fraudes bancárias, estelionatos, crimes contra a honra (calúnica, injúria e difamação) e ameaças. O orkut (rede social mais utilizada no Brasil) ainda é um grave vetor de crimes virtuais no país, reforça.
Segundo Wendt, os suspeitos de cometerem fraudes informáticas são identificados por meio de investigação especializada, além de ordens judiciais cumpridas pelos provedores de serviços na web. Ressaltou ainda que as investigações são realizadas com base em pesquisas de resoluções de nomes de domínio, hospedagem de páginas e origem de emails.
Para prevenir esses crimes, o delegado informa que as pessoas devem desconfiar de todos os emails desconhecidos, com links não confiáveis, e que mantenham seus computadores com o sistema operacional original atualizado com antivírus de proteção. Quando se tratar de um email bancário, a pessoa deve se dirigir à agência e comunicar o fato para saber a veracidade do conteúdo.
As denúncias podem ser feitas por meio do email drci@pc.rs.gov.br e pelo twitter (www.twitter.com/drci_rs). Conforme o responsável pela DRCI, a delegacia planeja uma página de denúncias online que será disponibilizada à população em geral.