Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil realiza Operação Eldorado e prende 31 pessoas

Publicação:

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira (27), no Centro Integrado de Segurança Pública, em Canoas, os resultados da Operação Eldorado. Ao longo de quatro meses, foram presas 31 pessoas acusadas de tráfico, roubos e homicídios.

A ação foi deflagrada após a morte de um homem - em julho de 2009 - depois que a investigação apurou que o crime havia sido encomendado por meio de telefones celulares utilizados por detentos no regime semi-aberto. A operação utilizou uma série de escutas telefônicas, autorizadas judicialmente, que evidenciaram que o comando das atividades criminosas vinha de dentro das cadeias.

Conforme o delegado Edilson Chagas Paim, da Delegacia de Polícia Regional Metropolitana de Canoas, e o titular da Delegacia de Eldorado do Sul, delegado Rodrigo Zucco, traficantes contrataram assaltantes para a disputa por pontos de tráfico na região pelo telefone. O valor cobrado era R$ 1,2 mil por morte.

Durante a ação, foram apreendidas armas de grosso calibre, munições, crack, cocaína e maconha. Os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Central da capital e os acusados, para o Presídio de Charqueadas. Após a série de prisões, o município está sem nenhuma ocorrência de roubo há um mês.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul