Políticas públicas para arquivos são tema de seminário no Centro Administrativo
Publicação:
A necessidade de os governos de todas as esferas investirem mais em políticas para arquivos públicos foi o centro das discussões, durante esta sexta-feira (21), no Seminário Gestão da Informação Arquivística Pública. Realizado pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, por intermédio do Departamento de Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers), o evento atraiu a participação de cerca de 200 servidores públicos, que lotaram o Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).
Um dos momentos mais esperados foi a apresentação do arquivista Sérgio Conde de Albite Silva, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UniRio), mestre em Memória Social e Documento e doutor em Ciência da Informação. O palestrante trouxe uma visão acadêmica a respeito da falta de políticas públicas para o setor. A Lei 8.159 que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados na prática não existe, criticou o painelista.
Na abertura do evento, a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Luz Carpes, que preside o Sistema de Arquivo Público do Estado, destacou uma ação conjunta e convergente para que se alcance no Rio Grande Sul e nos demais Estados a modernização de todos os processos. E isto, segundo a titular da Pasta, engloba a gestão da informação arquivística. Debater modelos empreendedores de gestão, sistemas de registro e controle para organizar e disponibilizar o acervo documental público é missão neste Estado exercida com maestria e competência pelo corpo funcional do nosso Arquivo Público, destacou a secretária.
A diretora do Arquivo Público do RS, Rosani Feron, lembrou que ainda é muito recente falar de preservação de patrimônio a partir de documentos, mas ao mesmo tempo conclamou a todos os presentes para que juntos ajudem a mudar essa realidade. A diretora destacou que é incentivador de novas ações o fato de aqui no Rio Grande do Sul haver um grupo de 120 pessoas trabalhando por esta causa e verificar que cerca de 170 pessoas se inscreveram neste seminário realizado exclusivamente para tratar desta questão.
A Escola de Governo, representada no evento pelo diretor Sabino da Silva Pôrto Júnior, está entre os realizadores do seminário. Ele destacou o empenho da instituição para capacitar o maior número possível de servidores públicos do Estado. Dentro da mesma linha de pensamento, a psicóloga Ani Homem, que falou sobre Gestão de Mudanças, avaliou que o grande desafio hoje no setor é enfrentar as inovações dos tempos atuais com a busca de novas tecnologias, políticas diferenciadas e metodologia adequada. Quem não muda não se renova, concluiu ela.
O Seminário Gestão da Informação Arquivística Pública ainda abordou temas como Informação como Instrumento para a Transparência e Experiências da Implantação da Instrução Normativa 01/2008, que trata do plano de classificação e da tabela de temporalidade de documentos.