Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polos Tecnológicos e o Desenvolvimento do Estado

Publicação:

O Projeto Estruturante Pólo Tecnológico Estadual começa a ganhar força nesta semana com a assinatura de convênios com universidades, quando serão repassados R$ 2 milhões, a serem utilizados em projetos de pesquisa tecnológica aplicada às empresas regionais.

Tais projetos contemplam inúmeras áreas de aplicação, cada uma delas com grande significado para sua região, utilizando tecnologias de ponta como a biotecnologia, nanotecnologia e tecnologia da informação. Este Programa, coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, tem hoje cadastrados 22 Polos Regionais, de um total de 28 COREDES.

Com certeza, a diversificação de sua matriz produtiva é o maior desejo de uma região, e isto se dará a partir de ações planejadas , e da interação entre o setor público, o privado, e as Universidades Regionais. Devem ser priorizadas ações que venham de encontro às vocações regionais, buscando sempre agregar maior valor a produção. O desenvolvimento tecnológico deve ser a grande meta destas regiões, pois isto representa emprego e renda mais qualificados. Significa menor êxodo, mantendo as pessoas em suas regiões.

Nosso governo tem incentivado a ampliação deste Programa, por acreditar que o estímulo ao mesmo proporcionará um desenvolvimento mais equilibrado. Para tanto, temos aumentado ano a ano os recursos investidos. Para 2010, está prevista uma ampliação em quase 50% destes recursos, da ordem de R$ 3.000.000,00. Sabemos que ainda são insuficientes, mas o aumento anual dos mesmos, aliados aos recursos oriundos da Consulta Popular, demonstram nossa prioridade.

Ao promulgarmos recentemente a Lei da Inovação, reconhecida como uma das mais modernas do país, criamos um ambiente propício a um maior desenvolvimento tecnológico. Esta Lei contempla uma série de mecanismos que produzirão maior interação entre as empresas e os centros de pesquisa.

O grande desafio que temos pela frente é estimular uma maior participação das regiões neste Programa. Para tanto, é importante a ação das entidades empresariais, das Prefeituras, dos COREDES, e das Universidades.
Pretendemos nos próximos meses alcançar todas as regiões do Estado, bem como reorganizar aqueles Pólos cuja ação encontra-se fragilizada.

É o Governo do Estado trabalhando por um desenvolvimento mais harmônico, equilibrado e com mais tecnologia.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul