Ponte da ERS-130: entrega em tempo recorde e símbolo da nossa reconstrução
Publicação:
Em um exemplo de eficiência, compromisso e superação, o governo do Estado acaba de entregar, em 10 de abril, a nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Essa é uma entrega simbólica e concreta do processo de reconstrução do Rio Grande do Sul e um verdadeiro case de sucesso.
A nova estrutura é maior, mais alta, mais resiliente e projetada para enfrentar os desafios do clima. Com as cabeceiras, a nova ponte tem 512 metros de extensão (51 metros a mais que a anterior), 10,7 metros de largura, duas faixas de tráfego e passagem para pedestres e ciclistas. Foi construída 5 metros mais alta que a antiga, com um vão livre de 2,10 metros para mitigar os impactos de futuras enchentes. Trata-se de uma obra de engenharia complexa, concluída em tempo recorde: apenas sete meses de obras.
A agilidade e a qualidade da entrega foram devidamente atestadas por professores do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que acompanharam de perto o andamento da construção. Eles confirmam que a ponte foi finalizada em um prazo muito abaixo da média nacional para obras dessa magnitude.
Mais do que uma ponte, essa é uma conquista para a infraestrutura regional. A nova ligação oferece segurança e mobilidade para os moradores do Vale e para todos os motoristas que utilizam a ERS-130 em seus deslocamentos pelo Rio Grande do Sul.
Essa obra representa a reconexão de comunidades, de histórias, de vidas. É um passo firme rumo à reconstrução do Vale do Taquari, do Rio Grande do Sul e, claro, um símbolo da bravura e da força do povo gaúcho.
Secretário de Logística e Transportes