Portal Finanças Públicas do Estado, usado por mais de 40 mil servidores, tem nova versão lançada

No mês do servidor, atualização do sistema FPE foca na experiência do usuário

Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Como parte das celebrações do mês do servidor, foi lançada nesta quarta-feira (2/10) a nova versão do portal Finanças Públicas do Estado, batizada de FPE 2. A apresentação do sistema remodelado e com funcionalidades inéditas ocorreu em evento híbrido promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e realizado no auditório do Palácio do Ministério Público. A modernização, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), tem como foco melhorar a experiência do usuário e garantir maior eficiência e agilidade aos processos, tornando o portal mais prático, atual e seguro.

O FPE é um sistema de tecnologia da informação com 40 mil usuários ativos que permite o gerenciamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da despesa e da receita do Estado. Visa à diminuição de custos e ao incremento na eficácia e eficiência, além da transparência na gestão dos recursos públicos. Tem cerca de 40 sistemas integrados, sendo utilizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

O contador e auditor-geral do Estado, Carlos Geminiano Rocha Rodrigues, destacou que, com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, o sistema apresenta novidades que vão facilitar o dia a dia do servidor que utiliza o FPE. “Esse processo de modernização e simplificação é uma busca constante e que, sem dúvidas, gera frutos positivos para a vida daqueles que operam os sistemas e para a população, que é beneficiada com uma administração pública ágil e eficiente”, afirmou.

As inovações foram detalhadas pela chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Silvia Lauer, que explicou que o FPE2 permitirá uma migração gradual e suave entre o atual e o novo sistema. “O servidor encontrará o melhor dos dois mundos: um sistema mais prático e moderno, sem perder as funcionalidades que ele já conhece. O novo portal surgiu para suprir a necessidade de atualização do FPE, que existe há 20 anos e sofria com defasagens já esperadas para um sistema lançado em 2003”, explicou.

A relevância da parceria entre Contadoria e Auditoria-Geral e Tesouro para a execução do trabalho foi ressaltada pelo adjunto da Cage para Assuntos de Gestão e Relações Institucionais, Antônio Carlos Kehrwald. “O Portal FPE é o maior sistema do Estado e da Procergs em dados. É nesse sistema que todas as despesas são executadas. Na saúde, na segurança, no pagamento da conta da luz dos órgãos públicos. Toda a gestão e o registro dos pagamentos ficam no FPE", lembrou. "Deixar essa ferramenta mais segura e tecnológica colabora para a execução dos serviços que mantem a máquina pública funcionando.”

“Esperamos que o esforço resulte na otimização e qualificação do trabalho de todos que utilizam o FPE na rotina diária. Afinal, todos os órgãos do Estado serão beneficiados com as facilidades previstas – entre elas, a possibilidade de realizar diversas ações de forma simultânea com várias abas disponíveis”, explicou o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Cristiano Martyniak de Lima.

O Estado teve seu primeiro sistema financeiro, orçamentário e contábil, o AFE, em 1981. Em 1994, ocorreu a primeira atualização tecnológica com a migração para o AFE II. Em 2003, foi implantado o primeiro módulo do sistema FPE, o Orçamento e, desde então, houve uma crescente em relação a módulos, funcionalidades e integrações com outros sistemas.

• Menu personalizado

Agora será possível personalizar e favoritar por módulo, menu e objeto. Assim os usuários poderão acessar de maneira prática as ações que mais utiliza.

• Possibilidade de realizar diversas ações de forma simultânea com várias abas disponíveis

Semelhante à experiência com navegadores de internet, o sistema passa a permitir que os usuários abram e gerenciem múltiplos objetos em diferentes abas, ou seja, será possível realizar diversas ações de forma simultânea.

• Pesquisa no menu

Com essa atualização, o servidor também poderá pesquisar o que deseja nos menus utilizando palavras-chaves, ganhando em agilidade e produtividade.

• Quadro de avisos e espaço de comunicados

A visualização dos avisos ficou mais clara e de fácil compreensão. E será possível pesquisar no quadro de comunicados, encontrando todos eles em uma mesma página.

• Tema visual

Seguindo uma tendência de mercado, o usuário poderá escolher o tema visual do seu FPE. A visualização poderá ser feita em tela clara ou escura, o que garante maior conforto visual para quem passa horas em frente ao computador.

• Design responsivo

Além disso, o FPE passa a ser um site responsivo, ou seja, ele se adapta à tela de qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet.

Texto: Juliane Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Felipe Borges/Secom