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Porto Alegre apresenta duas novas áreas para construção do Centro de Eventos do RS

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Duas propostas de áreas para a construção do Centro de Eventos do Estado foram apresentadas à secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, nesta segunda-feira (15). Os locais pré-selecionados pela Prefeitura de Porto Alegre estão localizados na zona
Porto Alegre apresenta duas novas áreas para construção do Centro de Eventos do RS

Duas propostas de áreas para a construção do Centro de Eventos do Estado foram apresentadas à secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, nesta segunda-feira (15). Os locais pré-selecionados pela Prefeitura de Porto Alegre estão localizados na zona leste, na Avenida Bento Gonçalves, e na zona norte, na Avenida João Elustondo Filho, próximo à Fiergs.

Ao receber o oficio com as propostas do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, Abgail saudou o empenho da prefeitura em oferecer as áreas. Nosso Estado necessita de um equipamento de classe mundial na região Metropolitana, dando competitividade ao setor de negócios e eventos, ressaltou. Conforme Moraes, a proposta apresentada ratifica a intenção da capital em sediar o Centro de Eventos.

Além de destacar que o espaço é uma antiga reivindicação do setor, a secretária afirmou que já foram feitos estudos que comprovam a necessidade de um local deste porte no Estado. Abgail afirmou que o Rio Grande do Sul está em quarto lugar no relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês). Podemos perder este posto para outras cidades brasileiras que estão se qualificando. O nosso Centro de Eventos é fundamental para podermos tornar o Estado ainda mais competitivo. Queremos ser a capital de eventos do Mercosul, mas temos de melhorar nossa capacidade receptiva nesta área.

A proposta apresentada pela prefeitura será entregue ao governador Tarso Genro para análise. A secretária informou, ainda, que irá contatar o arquiteto João Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, criador do projeto do Centro de Eventos, para uma visita técnica aos locais ofertados. A partir da definição da área passaremos às próximas etapas do processo, como a contratação de um estudo que irá definir a modelagem do negócio, bem como o tipo de gestão e estrutura organizacional que melhor se adapte a ele. Queremos iniciar essa obra o mais rápido possível, informou Abgail.

Algumas características do Centro de Eventos:

- Capacidade total de pessoas sentadas: 10 mil (distribuídas em vários auditórios);

- Auditório principal: 4 mil pessoas; 2,5 mil cadeiras fixas; Divisível em pelo menos três salas para 500 pessoas com palco móvel; amplo espaço de circulação para acomodar outras 1,5 mil cadeiras avulsas;

- Auditórios secundários: três salas para mil pessoas cada;

- Salas de apoio: 30 salas com capacidade para 50 a 500 pessoas e capacidade total de 3 mil pessoas; espaço para banquetes ou pequenas exposições: 3 mil refeições simultâneas e possibilidade de receber evento social;

- Pavilhão de Exposições: 26 mil metros quadrados e pé direito de 10 metros; divisão em dois pavilhões e dois halls para feiras simultâneas e cabines de credenciamento;

- Praça de alimentação: 2 mil pessoas; Cafeterias, buffets, lanchonetes, Espaço Gourmet da culinária dos povos formadores do Rio Grande do Sul, serviços diversos

- Estacionamento: 5 mil vagas;

- Área construída: 60 a 100 mil metros quadrados.

Outros espaços necessários:

- Cabines de tradução simultânea;

- Almoxarifado;

- Lounges;

- Salas de imprensa e apoio; camarins;

- Amplo palco para cenários e espetáculos culturais no auditório principal; Construção ecológica, estrutura para tratamento de resíduos, utilização de energias alternativas e reuso da água;

- Acessibilidade universal; tecnologia de comunicação e informação (wireless, telefonia móvel, etc)

Texto e foto: Priscila Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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