Porto Alegre recebe jogo do Brasil pelas Eliminatórias de olho na Copa de 2014
Publicação:

Candidata a subsede da Copa do Mundo de 2014, Porto Alegre recebe, nesta quarta-feira (01), a partida entre Brasil e Peru, válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2010, na África do Sul. O Estádio Beira-Rio será o palco do jogo marcado para as 21h50min e deverá receber as partidas do maior evento futebolístico mundial daqui a cinco anos, se a capital gaúcha for escolhida como uma das 12 sedes brasileiras do evento. O governo do Estado garantiu reforço no policiamento, além de ações para promoção da segurança no estádio e nas proximidades.
A última partida do Brasil em Porto Alegre ocorreu em 2005, também no Beira-Rio, quando a Seleção derrotou o Paraguai por 4 a 1. Para o treino da Seleção Brasileira nesta terça-feira (31), a Federação Gaúcha de Futebol colocou à disposição 30 mil ingressos, que puderam ser trocados por um quilo de alimento não-perecível na Rede Carrefour. Os alimentos recolhidos serão divididos entre o Comitê de Ação Solidária, ligado ao gabinete da governadora, e a Prefeitura. Eles farão uma triagem para escolher as entidades mais necessitadas.
Pelo menos oito integrantes da delegação brasileira possuem vínculos com o Rio Grande do Sul. Os jogadores Ronaldinho e Anderson surgiram nas categorias de base do Grêmio, e Alexandre Pato e Lúcio, no Internacional. Além de Kleber, atual lateral-esquerdo do time colorado, o técnico da Seleção é Dunga, nascido em Ijuí, capitão do tetra-campeonato mundial, e que iniciou e encerrou sua carreira no Beira-Rio. Na Seleção ainda estão o lateral-direto Maicon, de Novo Hamburgo, e o preparador físico Paulo Paixão, que atuou na dupla Gre-Nal.
Ações do governo
Porto Alegre foi a segunda capital brasileira visitada pela delegação conjunta da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo 2014. Foi apresentado o projeto da reforma do estádio Beira-Rio, atendendo plenamente os requisitos de qualidade e segurança da Fifa. A delegação sobrevoou a capital e concluiu o trabalho com uma exposição sobre a ampliação projetada do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O governo gaúcho viabilizou licenciamentos ambientais e isenções de ICMS para a construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios a serem utilizados na Copa do Mundo.
Em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre, também lançou o site da Copa (www.portoalegre2014.rs.gov.br), onde podem ser acompanhadas todas as informações da candidatura da Capital e o Projeto Copa RS 2014, integrante do Programa Estruturante Nossas Cidades. A governadora Yeda Crusius instituiu ainda o Comitê Executivo e o Grupo de Trabalho para o evento futebolístico. Também assinou com o Ministério do Turismo contrato para o repasse de R$ 4 milhões à duplicação da primeira etapa da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra integrante do projeto Copa RS 2014.