Porto da Capital movimentará mais de 80 mil toneladas de carga
Publicação:
O Porto de Porto Alegre deve movimentar 80,7 mil toneladas de produtos até o dia 14 de maio. O trabalho se intensificou nesta segunda-feira (30), quando dois navios operam simultaneamente na descarga de 22,6 mil toneladas de produtos direcionados para a indústria de fertilizantes. Os cargueiros Aliança River e Go Friendship estão atracados na área operacional do Cais Navegantes.
O primeiro chegou carregado com 7 mil toneladas de sulfato de amônia granulado e 4,5 mil toneladas de sulfato de amônio standard. O Go Friendship atracou com 11,1 mil toneladas de super fosfato. Para garantir o descarregamento das duas embarcações, 50 caminhões circulam na área do porto organizado.
Segundo o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, a movimentação demonstra a capacidade operacional do Porto da Capital e comprova a importância do sistema hidroportuário no Estado para o carregamento de grandes volumes de carga. Em apenas dois dias de trabalho, teremos a movimentação de 22 mil toneladas de matéria-prima para a indústria de fertilizantes, que responde imediatamente pelas nossas lavouras.
Obelar explica que a previsão é de que o porto movimente, até o final da semana, cerca de 51 mil toneladas de produtod. Os carregamentos chegarão em cinco navios. O superintendente destaca a importância da intermodalidade para garantir a eficácia das operações. Sempre que falamos da necessidade de estimular a utilização da hidrovia para o transporte de grandes volumes, pensamos na geração de economia que este sistema proporciona. Neste sentido, falamos na conservação das estradas, na segurança, e especialmente na preservação ambiental que a navegação permite.
Intermodalidade
Obelar afirma que em nenhum momento a navegação dispensa o uso dos caminhões para o transporte de cargas. A intermodalidade é fundamental para que este sistema aconteça com eficácia. Na operação destes últimos dias, circularam no Porto da Capital, em média, 55 veículos que atuaram no descarregamento dos produtos. É importante destacar que cada um destes veículos é responsável por cerca de 25 viagens.
De acordo com os estudos feitos pelas agências de transportes, o caminhão tem maior lucratividade quando o trecho a ser percorrido é mais curto. Vale salientar que todos os modais são fundamentais para a nossa economia, mas, integrados, o rendimento é ainda maior, avaliou.
Navios
As duas embarcações que estão atracadas no Porto Organizado de Porto Alegre são de longo curso e trazem cargas de diferentes regiões. O Aliança River tem bandeira da Libéria e a carga é originária da Antuérpia, na Bélgica. A embarcação tem 199 metros de comprimento e 30,17 metros de largura. A embarcação chegou à capital gaúcha no começo da manhã de sábado (28).
Já o navio GO Friendship tem bandeira das Ilhas Marshall e a carga vem da cidade de Ashdod, em Israel. O cargueiro mede 186,8 metros de comprimento e 30,4 metros de largura. A embarcação chegou em Porto Alegre na sexta-feira (27).
Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305