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Porto de Rio Grande é prioritário para o governo federal

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Durante esta semana técnicos do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), estão realizando levantamento de dados junto ao Porto de Rio Grande. A visita faz parte do Projeto Agenda Portos 2 - Infra-Estrutura Portuária Nacional de Apoio ao Comércio Exterior, que em sua primeira etapa elegeu os seis portos brasileiros prioritários na aplicação de investimentos e ações do governo federal, no qual foi incluído o Porto de Rio Grande. Na segunda etapa do estudo, que está sendo executada agora, caberá ao Centran a definição dos investimentos e ações a curto, médio e longo prazo.

O projeto, uma solicitação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério dos Transportes, está sendo desenvolvido pelo Centran desde janeiro de 2007, tendo como objetivo o estabelecimento de uma Agenda de Ações Governamentais a ser instituída nos portos brasileiros, visando a implantar uma Infra-Estrutura Portuária Nacional de Apoio ao Comércio Exterior.

Em Rio Grande o grupo, composto pelo chefe da Assessoria 7 do Departamento de
Engenharia de Construção (DEC) do Centran, coronel Paulo Roberto Dias Morales,
pelo coordenador-geral do projeto, José Leopoldo Cunha e Silva, pela coordenadora de projeto, Wanda Fritsch da Silva Souza, e pela integrante do Setor de Estatística do Centran, Sandra Cunningham, esteve participando de diversas reuniões e visitas. Na agenda constou encontros com as áreas técnica, operacional e administrativa e visitas ao Porto Novo e aos terminais privados.

Conforme o assessor técnico do Porto do Rio Grande, Newton Quintas, o grupo
realizou um levantamento de campo das reais condições operacionais do porto rio-grandino e dos projetos de ampliação de cada uma das instalações portuárias (terminais). Essa radiografia irá subsidiar o estabelecimento de políticas adequadas para o setor portuário e sustentar a determinação de futuros investimentos em nosso porto, salientou Quintas.

A coordenadora do projeto, Wanda Souza, que na visita ao porto rio-grandino foi reafirmado o que havia sido levantado na primeira fase do projeto que incluiu o porto local entre os seis prioritários, estando Rio Grande mais especificamente entre os três principais portos do Brasil, oscilando entre o segundo e o terceiro lugar, conforme o critério de avaliação. Em Rio Grande tivemos uma ótima recepção e grande presteza no repasse de informações. Podemos verificar que o porto possui excelente infra-estrutura e que conta com uma logística eficaz. Dessa forma, Rio Grande é classificado como um dos portos brasileiros onde os investimentos darão o maior retorno para o comércio exterior brasileiro. Assim apontaremos ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão os investimentos prioritários para o porto gaúcho, como: a dragagem de aprofundamento de 40 para 60 pés no Superporto e a duplicação da BR 392 (estrada Rio Grande/Pelotas), entre outras.

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