Porto de Rio Grande terá sistema de monitoramento de tráfego pioneiro no Brasil
Publicação:
O Governo do Estado dará início, pela Central de Compras do Estado (Cecom), ao processo de abertura de licitação para contratação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo para o Porto de Rio Grande. O sistema, pioneiro no Brasil, é utilizado pelos portos da Europa e contará com investimento de aproximadamente R$ 25 milhões do Governo Estadual.
Com o sistema conhecido como VTMS será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas e localização das boias, além de sua utilização no monitoramento ambiental. O VTMS será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real. O projeto será implantado 180 dias após assinatura do contrato.
A notícia vei ao encontro do tema da reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande, realizada na terça-feira (24), na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre, que tratou sobre os acessos ao Porto frente à obra de dragagem de aprofundamento. O novo sistema auxiliará na melhoria do acesso ao porto gaúcho, minimizando problemas relacionados a eventos climáticos que impedem a navegabilidade da Barra do Rio Grande.