Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto do Rio Grande realiza embarque de 20 mil cabeças de gado

Operação de carregamento ocorre no Cais do Estaleiro Rio Grande

Publicação:

Porto Rio Grande 1
Nenhum tripulante pode descer do Bader III por conta da pandemia de Covid-19 - Foto: Divulgação

Cerca de 20 mil cabeças de gado, com destino à Jordânia, são embarcadas no porto do Rio Grande. Bovinos das raças hereford e angus e suas cruzas, como braford e brangus, entre outros, seguirão para mercados consumidores do Oriente Médio.

A embarcação que fará o transporte, o navio Bader III, especializado no transporte de gado, atracou no fim de semana no Cais do Estaleiro Rio Grande. Com capacidade para 26 mil toneladas, tem 204 metros de comprimento e 26,5 metros de largura.

Segundo a Sagres, operadora responsável pelo carregamento, antes de chegar ao local da atracação o navio passou por uma série de protocolos de fiscalização e cumprimento de condicionantes pré-operacionais.

Dentro desse protocolo está o cumprimento de determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, da Receita Federal e da Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande.

Não está sendo permitido o desembarque de nenhum integrante da tripulação, por conta da pandemia de Covid-19. O diretor-superintendente do porto do Rio Grande, Fernando Estima, estabeleceu ainda, por meio de ordem de serviço, outros protocolos e medidas, assim como também existem pré-requisitos operacionais da própria operadora e do terminal.

O superintendente lembra que um dos compromissos do governo do Estado é não deixar os portos pararem durante a pandemia. "Estamos ajudando na segurança alimentar, e prova disso são as exportações de gado e soja que estamos fazendo", informou.

Texto: Ascom Portos RS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul