Porto do Rio Grande recebe visita da Guarda Costeira norte-americana
Publicação:
O Porto do Rio Grande recebeu, nesta quarta-feira (27), a visita da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis
(Conportos), que estava acompanhada de representantes da Guarda Costeira norte-
americana. A visita do órgão americano tem como objetivo conhecer o atual estágio de implementação das medidas de segurança relativas ao Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) nos principais portos brasileiros.
Em Rio Grande, os membros da Conportos e da Guarda Costeira norte-americana
assistiram uma palestra sobre o Porto do Rio Grande e sua segurança, visitaram o Porto Novo e o Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande), onde conheceram as condições de segurança das instalações e os planos de segurança em operação. Atualmente oito dos dez terminais do porto gaúcho de Rio Grande já obtiveram a Declaração de Cumprimento (DC) das normas estabelecidas pelo ISPS Code. Os outros dois estão operando com Termos de Aptidão Temporário (TA) expedidos pela Conportos. Os oito terminais que já se ajustaram plenamente ao ISPS são o Bianchini, Termasa, Tergrasa e Bunge (de grãos), Copesul e Granel Química (produtos químicos), Tecon (contêineres) e Porto Novo (carga geral).
Os terminais da Yara Brasil (fertilizantes) e Transpetro estão em busca da DC. De acordo com o coordenador do Plano de Segurança Portuária do Porto do Rio Grande, Darci Antônio Tartari, os representantes da Guarda Costeira norte-americana, tiveram uma boa impressão das condições de segurança das instalações portuárias rio-grandinas. A visita ao porto rio-grandino contou com a presença de representantes da Secretaria Especial de Portos (SEP), Agência Nacional Transportes Aqüaviários (Antaq), Polícia Federal, Receita Federal, Guarda Portuária e da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg).