Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Portos RS: o futuro já começou

Publicação:

Por Fernando Estima

Mais qualidade e agilidade, aceleração de investimentos e exploração de áreas. Temos muito a comemorar nestes dois anos à frente da Portos RS. Recentemente, firmamos um importante convênio com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviário garantindo que as áreas portuárias do Rio Grande do Sul seguirão sendo administradas pelo Estado.

Os três portos públicos gaúchos registraram aumento nos números de movimentações nos últimos anos. O incremento exige mais investimentos em infraestrutura. Agora, com a prorrogação, temos mais segurança jurídica para aportes em infraestrutura superiores a R$ 1,5 bilhão, ampliando a competitividade dos terminais. Com isso, os projetos desenvolvidos passam a ter um ambiente mais favorável.

Para falar de futuro, é preciso também pensar nos dias atuais. O Terminal Logístico do Arroz, que realizou, recentemente, o primeiro embarque para a Costa Rica, representa a disponibilização de um espaço mais qualificado para a armazenagem e movimentação do grão, cuja produção gaúcha responde por 70% do que é plantado e colhido em território nacional. O complexo do Superporto conta com grandes investimentos realizados por empresas instaladas no distrito industrial. A Yara Brasil, por exemplo, está em fase de finalização da obra de ampliação da planta, o que fará dela uma das mais modernas da América Latina.

A homologação do novo calado, em outubro, permitiu que o Porto do Rio Grande pudesse receber embarcações com dimensões maiores, ampliando a quantidade e a qualidade de suas movimentações. O processo que permite a dragagem permanente do canal de acesso é um dos objetivos para a manutenção e ampliação da competitividade e uma maior atração de investimentos. Outra grande conquista foi a realização do leilão que concedeu à CMPC a administração do terminal do Porto de Pelotas.

Sem dúvida, este momento representa uma vitória para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Os setores portuário e logístico gaúcho estão de parabéns. O resultado de agora é fruto do comprometimento de todos ao longo dos últimos 25 anos. Que venham os próximos. O futuro já começou.

Superintendente da Portos RS

Portal do Estado do Rio Grande do Sul