Postal discute com bancada gaúcha alternativas à BR-116

O secretário estadual dos Transportes, Alexandre Postal, reúne-se nesta quarta-feira (22), em Brasília, com a bancada gaúcha para discutir alternativas para desafogar o trânsito na BR-116. Postal irá apresentar um comparativo entre o Anel Rodoviário Metropolitano e o Polão, que visam equacionar o crônico problema de congestionamento e saturação do tráfego na rodovia, em especial no trecho Porto Alegre - Novo Hamburgo. O encontro está marcado para às 14h30min, na Câmara dos Deputados. Histórico Ainda na década de 70, através do extinto DNER, o governo federal contratou estudos e projetos para implantação de uma rodovia alternativa a BR/116, que ocupa em termos de fluxo o segundo maior tráfego do Brasil. Em 1997, o Executivo gaúcho também priorizou suas ações e estruturou um Complexo Rodoviário Metropolitano, denominado de Polão. Em dezembro do ano seguinte foi publicado no Diário Oficial o edital de licitação para concessão, mas impasses judiciais impediram o andamento das tratativas. Como a revogação deste processo licitatório ou a sua continuidade é uma decisão da União, o governo gaúcho decidiu buscar uma nova alternativa à BR-116 e, no dia 22 de fevereiro deste ano, entregou ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, o projeto do Anel Rodoviário Metropolitano. O ministro acatou a sugestão e criou um grupo de trabalho para analisar as duas propostas. Agora, o Estado aguarda a conclusão dos estudos referentes ao projeto Polão, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deveria apresentar no final de maio, para definir qual projeto é mais viável à Região Metropolitana.