Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Posto de GNV em Canoas inicia projeto pioneiro no País

Publicação:

Com o objetivo de suprir toda a carga energética do estabelecimento no horário de pico - 18h às 21h -, o Posto Metropolitano, em Canoas, utiliza o gás natural em um sistema de geração de energia elétrica que está operando desde março, com potência de 330
Posto de GNV em Canoas inicia projeto pioneiro no País

Com o objetivo de suprir toda a carga energética do estabelecimento no horário de pico - 18h às 21h -, o Posto Metropolitano, em Canoas, utiliza o gás natural em um sistema de geração de energia elétrica que está operando desde março, com potência de 330 kVA. Com economia de recursos e ganhos ambientais, o projeto é pioneiro no país e dará mais autonomia ao funcionamento do posto, uma vez que o gerador poderá ser acionado a qualquer tempo, caso haja interrupção no abastecimento de energia elétrica por parte da concessionária.

Em 2011, a Sulgás realizou um projeto-piloto com um gerador de 20 kVA no Posto Maxxilub, em Esteio, onde a energia gerada a partir do gás natural era utilizada para manter a iluminação do local. Com o novo modelo de negócio, é possível suprir toda a demanda do estabelecimento nessa faixa horária. Essa é uma grande vantagem, pois um posto de combustíveis não pode pedir a seus clientes que aguardem até que a energia elétrica volte para serem atendidos, comenta o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado, a Sulgás, responsável pela distribuição do gás natural no Rio Grande do Sul, Roberto Tejadas.

Benefícios
Enquanto o indicador DIC (Duração de Interrupções por Unidade Consumidora) divulgado pelas concessionárias de energia elétrica em suas contas é de aproximadamente 15 horas por ano, o DIC do gás natural não ultrapassa duas horas anuais. Outro benefício é a redução da conta de luz. Substituir o abastecimento da concessionária no horário de ponta pela energia gerada a partir do gás natural pode representar uma economia acima de 30%. Sem falar no ganho ambiental para todos, visto o baixíssimo índice de emissões resultante da queima do gás natural, salienta Tejadas.

Segundo Joares Piccinini, proprietário do Posto Metropolitano, no primeiro mês de funcionamento do gerador - fornecido pela Stemac - a redução na conta de energia elétrica foi de R$ 8.700,00. Considerando o consumo de gás natural para abastecer o gerador, a economia no período foi de R$ 6.565,00. Além do posto Metropolitano, pelo menos outros quatro estabelecimentos do gênero implantarão o sistema em breve, aguardando apenas a chegada dos geradores para entrar em operação.

Com o objetivo de estender essas vantagens a mais empresas, a Sulgás mantém uma política de incentivo à geração no horário de pico para diferentes segmentos, como hospitais, hotéis, supermercados, shopping centers e indústrias. Oferecemos aos clientes a avaliação econômica da implantação dos projetos e auxiliamos na busca por tecnologias mais adequadas a cada caso, explica Tejadas. Empresários interessados podem entrar em contato com a área de Novos Negócios da Sulgás através do telefone: (51) 3287-2200.

Texto: Liliana Rauber
Edição: Redação/Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul