Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PPP da Corsan que universaliza saneamento recebe prêmio nacional

Publicação:

A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) conquistou o segundo lugar entre sete concorrentes no segmento modelagem do ano da PPP Awards & Conference Brazil, a mais importante premiação de PPPs do país, realizada nessa terça-feira (11), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O prêmio estreita relacionamentos entre agentes dos setores públicos e privados, reconhecendo práticas elogiáveis.

A missão da iniciativa é valorizar, enaltecer e contribuir para comunicar bons trabalhos e ideias de Parcerias Público-Privadas (Project Finance PPPs) desenvolvidos no Brasil. Na programação, houve a participação de palestrantes renomados no setor, além de rodadas de negócios, reuniões entre empresas, entidades e governos. Representou a Corsan a gerente do projeto de parcerias público-privadas, Alessandra Cristina Fagundes dos Santos.

Na PPP da Corsan, serão investidos R$ 1,78 bi para elevar a cobertura de esgotos para 87,3% em até 11 anos em Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul. A modelagem do negócio foi desenvolvida pela equipe técnica da companhia junto com a consultoria PwC.

Com valor total de R$ 9,08 bilhões, o contrato prevê a operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário com a execução de obras de infraestrutura, ampliações e melhorias no prazo de concessão - que será de 35 anos. O parceiro privado deverá constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Texto: João Paulo Flores/Corsan
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul