Prefeito de Sarandi elogia ações do Estado em Segurança Pública
Publicação:
Nunca o policiamento ostensivo funcionou tão bem e com tantos recursos. Com esta afirmação, o prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo, saudou o secretário da Segurança Pública, Edson Goularte, na tarde desta quarta-feira (10). Acompanhado do vereador João Carlos da Silva Alves, Cardozo disse que houve queda significativa nos índices de criminalidade na região Norte do Estado. Segundo ele, a população retomou a sensação de segurança e manifesta apoio à instalação de um novo presídio na cidade.
Sarandi, a 333 quilômetros de Porto Alegre e com uma população que se aproxima de 25 mil habitantes, conta com um presídio em área reduzida - cerca de 5 mil metros quadrados, bem no centro da cidade. Cardozo entregou ao secretário o projeto de ocupação de uma área de 16,4 hectares, que poderia abrigar, além de um presídio com 336 vagas, um albergue para detentos submetidos aos regimes aberto e semiaberto, com possibilidade de aproveitamento de mão-de-obra em indústrias da região.
Além disso, o prefeito solicitou apoio para instalação de câmeras de videomonitoramento. A ideia é contar com a assessoria técnica da Secretaria da Segurança e a parceria de comerciantes dispostos a investir nesse sistema de controle de delitos. Após a reunião, a convite do secretário, o prefeito visitou as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no 7º andar do prédio da Secretaria, no Centro da Capital. Acompanhando o secretário Goularte, esteve o diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias (DRIC), Adriano Carvalho Dolzan.
A correção do déficit de vagas prisionais e o investimento na área da Inteligência em Segurança Pública são metas do Programa Estruturante Cidadão Seguro, do Governo do Estado. O secretário Edson Goularte anunciou ao prefeito o investimento de R$ 462 milhões até 2010 em Segurança.