Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prefeitos do Alto Uruguai apresentam prioridades da região ao governo

Publicação:

Prefeitos do Alto Uruguai apresentam prioridades da região ao governo
Documento com prioridades foi entregue pelos prefeitos ao chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi - Foto: Divulgação/Palácio Piratini

O secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, recebeu nesta terça-feira (21) prefeitos e secretários dos 32 municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau). No encontro, as lideranças municipais, acompanhadas do deputado estadual Gilberto Capoani, entregaram ao secretário um documento com prioridades da região, especialmente nas áreas da saúde, infraestrutura, transporte, cultura, esporte e turismo, e segurança. O grupo também foi recepcionado pelo governador José Ivo Sartori.

O prefeito de Jacutinga e presidente da Amau, Carlos Alberto Bordin, destacou que as demandas apresentadas são uma síntese das necessidades enfrentadas pelos 32 municípios. Bordin solicitou apoio e parceria da Casa Civil no atendimento das reivindicações, lembrando que o documento será entregue nas respectivas secretarias estaduais.

Entre as sugestões, destaca-se a ampliação dos tetos físicos e orçamentários para os procedimentos de média complexidade e de contratualização da tabela do SUS com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim, e a liberação de recursos para o mutirão de cirurgias nas áreas de traumatologia, ortopedia e oftalmologia. Na área da infraestrutura rodoviária, foi solicitada a criação de um cronograma de retomada de obras e início de outras, de importância vital para a economia e desenvolvimento do Alto Uruguai.

Na segurança, a solicitação foi de destinação de policiais civis para integrar o efetivo na região.

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, pediu prioridade para o acesso asfáltico e para a finalização das obras iniciadas. O prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina, pediu prioridade para a infraestrutura. Já o gestor de Aratiba, Guilherme Granzoto, acredita numa parceria com o Estado para a viabilização de 12 quilômetros de acesso asfáltico da RS- 420.

Márcio Biolchi agradeceu a presença de todos, em nome do governo do Estado, afirmando que irá buscar informações juntos aos colegas no sentido de acolher as demandas. "Vivemos um momento de transformações, trabalhando para que os projetos enviados à Assembleia Legislativa e as definições em Brasília, especialmente sobre a dívida do Estado, transformem o cenário de dificuldades financeiras do Rio Grande do Sul", disse.

Municípios envolvidos

Assinam o documento os prefeitos Guilherme Granzoto (Aratiba), Antônio Slussarek (Áurea), Vladimir Farina (Barão de Cotegipe), Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul), Itacir Hochmann (Benjamin Constant do Sul), Neri Montepó (Campinas do Sul), Egídio Moreto (Carlos Gomes), Hilário Colassa (Centenário), Valdesio Della Betta (Charrua), Kely Longo (Cruzaltense), Jairo Leyter (Entre Rios do Sul), Valmor Tomazini (Erebango), Luiz Schimidt (Erechim), Agostini Sinski (Erval Grande), Humildes Camargo (Estação), Celso Pelin (Faxinalzinho), Orlei Giaretta (Floriano Peixoto), Leandro Puton (Gaurama), Maurício Soligo (Getúlio Vargas), Mário Ceron (Ipiranga do Sul), Adriana Tozzo (Itatiba do Sul), Juliano Zuanazzi (Marcelino Ramos), Irineu Fantin (Mariano Moro), Pedro Lorenzi (Paulo Bento), Ademir Sakrezenski (Ponte Preta), Adilson De Valle (Quatro Irmãos), Cleomar Scandolara (São Valentim), Edson Rossatto (Sertão), Milto Vendruscolo (Severiano Almeida), Lírio Zarichta (Três Arroios) e Claiton Brum (Viadutos).

Participaram da audiência outras lideranças do Alto Uruguai: o vice-prefeito de Cruzaltense, Nelson Jones Franklin da Silba, Jackson Arpini, de Erechim, Ari Gaspareto de Benjamin Constant, Caroline Dreier de Erebango, Carlos Antonio Bernieri, de Sertão, Elgido Pasa, vice-prefeito de Getúlio Vargas, Suzinei Schneider, vice-prefeito de Erval Grande, Luiz Valdecir Pertuzzatti, vice-prefeito de Três Arroios, Evandro Carbonera, Secretário de Administração de Severiano de Almeida, vereador Vinicius Anziliero de Erechim.

Texto: Silvia Martins/Casa Civil
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul