Prefeitura de Porto Alegre e BRDE contratam financiamento para obras de infraestrutura e melhorias na gestão

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05.08.2020 - Governador participa do anúncio de contrato entre BRDE e prefeitura de Porto Alegre para financiamento de obras de infraestrutura na capital. Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
"Todo o desenvolvimento do RS depende, também, da capacidade da nossa capital se destacar", disse Leite no anúncio dos contratos - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e a prefeitura de Porto Alegre anunciaram, na manhã desta quarta-feira (5/8), a contratação de financiamentos no valor de R$ 112,2 milhões destinados a melhorias na rede de abastecimento de água, em saneamento e na qualificação da gestão administrativa na Capital.

"Cumprimento as equipes da prefeitura de Porto Alegre e do BRDE por terem negociado essa parceria. Também parabenizo a escolha de viabilizar esses investimentos em áreas estratégicas, com visão de futuro e de legado. Esses investimentos são para, de forma planejada, almejar um futuro diferente, com desenvolvimento sustentável da cidade. Todo o desenvolvimento do Rio Grande do Sul depende, também, da capacidade da nossa capital se destacar no cenário nacional e internacional, e é isso que vemos aqui", reiterou o governador Eduardo Leite.

Com a contrapartida da prefeitura, o total dos investimentos chega a R$ 123,1 milhões. O anúncio foi realizado em reunião virtual com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito Nelson Marchezan Júnior e do presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha. Os secretários Artur Lemos Júnior (Meio Ambiente e Infraestrutura) e Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios) também participaram.

"O conjunto de contratos com a prefeitura de Porto Alegre é fruto de uma negociação que já vinha ocorrendo há um tempo", lembrou Noronha. A maior parte dos recursos se destina a projetos estratégicos no âmbito do Programa Avançar Saneamento Porto Alegre, que totalizam R$ 86,97 milhões, sendo R$ 82,79 milhões para as obras de expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA) São João, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e R$ 4,18 milhões para estudos e projetos de tratamento de resíduos sólidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

"É um momento bastante importante para a cidade de Porto Alegre. Esse investimento se inicia agora, mas as entregas serão nos próximos anos, gradativamente, assim como a percepção dos benefícios", destacou Marchezan.

As melhorias relacionadas à gestão municipal, que representam investimento total de R$ 31,59 milhões, dos quais R$ 25,27 milhões são financiados pelo BRDE, abrangem um projeto de modernização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, a revisão do Plano Diretor, um sistema para gestão do patrimônio mobiliário, a gestão de frotas e o sistema de gestão escolar.

00:00:00/00:00:00

Prefeitura de POA e BRDE contratam financiamento para obras de infraestrutura e melhorias na gestão

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Suzy Scarton