Premiação irá valorizar ações de preservação do patrimônio cultural gaúcho

prêmio Rodrigo Melo Franco (1)
A cerimônia de premiação será no dia 25 de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre - Foto: Divulgação / Iphae

Estão abertas até o dia 17 de maio as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Rodrigo Melo Franco de Andrade, que dá nome ao prêmio, foi fundador do Iphan e diretor da instituição por 30 anos. Era advogado, jornalista e escritor mineiro.

Pode participar quem realizou ou estiver realizando ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural brasileiro em qualquer Estado. As propostas podem vir de entidades governamentais federais, estaduais e municipais (empresas públicas, autarquias, sociedades de economia mista e fundações públicas); empresas e fundações privadas, instituições sem fins lucrativos; e pessoas físicas.

Cada Estado pode apresentar oito propostas à Comissão Nacional de Avaliação, coordenada pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa. No Rio Grande do Sul, os participantes devem enviar os trabalhos à superintendência do Iphan-RS (veja endereço abaixo).

O valor total da premiação – R$ 240 mil – contempla ações que resultem na preservação do patrimônio material e imaterial. Serão oito premiados e cada um receberá R$ 30 mil.

“É uma premiação consagrada, que espelha as várias manifestações culturais brasileiras”, afirma Renata Horowitz, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). A entrega da premiação irá “destacar a diversidade que caracteriza nosso patrimônio cultural”, completa. O Iphae integra a comissão julgadora dos trabalhos no RS.

Edital

O edital está disponível no site do Iphan, onde o resultado será publicado até 20 de agosto. A cerimônia de premiação ocorre dia 25 de outubro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre,

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail premio.prmfa@iphan.gov.br

Endereço para envio de trabalhos