Prêmio Cooperativismo de Jornalismo entra na reta final de inscrições

Premiação reconhece trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais das cooperativas gaúchas - Foto: Divulgação

A 4ª edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, que premiará os vencedores com um total de R$ 45 mil, encerra as inscrições no dia 21 de outubro. O prêmio reconhece trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais das cooperativas gaúchas. Instituído pelo governo do Estado, é organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

Podem participar do concurso profissionais com formação acadêmica em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, registrados na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até as 24h do dia 21 (domingo) na internet.

Podem concorrer trabalhos jornalísticos de autoria de um ou mais profissionais, seja em forma de matérias, documentários ou série de reportagens, publicados/veiculados no período de 22 de outubro de 2017 a 21 de outubro de 2018. Cada autor poderá inscrever até três trabalhos em cada categoria.

Categorias

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria. A novidade neste ano fica por conta da inclusão da categoria Fotojornalismo.

São apoiadores do prêmio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS). O patrocínio é das cooperativas Unimed, Sicredi, Unicred e das federações FecoAgro/RS e Fecoergs. A premiação ocorrerá em novembro, em data a ser definida.

Texto: Ascom SDR
Edição: Gonçalo Valduga/Secom