Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira etapa da restauração da Catedral de Pelotas é entregue à população

Publicação:

Catedral de Pelotas
O projeto Janela da Alma, que contempla o restauro das janelas da Catedral São Francisco de Paula, é financiado pelo Sistema - Foto: Daniel Gianechinni/Divulgação

O secretário da Cultura, Victor Hugo, participa nesta segunda-feira (21) da inauguração das janelas da Catedral São Francisco de Paula, de Pelotas. Financiado pelo Sistema Pró-Cultura RS - Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Janela da Alma é a primeira etapa do restauro da catedral, construída a partir de 1813, onde se destacam os vitrais, 30 diferentes tipos de mármores, imagens de madeira em estilo barroco, resplendores de metal precioso e obras dos pintores italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa. 

Catedral São Francisco de Paula


A história Catedral São Francisco de Paula pode ser dividida em, pelos menos, três fases. A primeira foi com a construção da capela em 1813, por iniciativa do Padre Felício da Costa Pereira, que projetou e executou a obra. 

Em 1826, após ter sido destruída por um raio, foram iniciadas as obras de um 'novo templo', pelo lado de fora do primitivo. Em 1846, o Imperador D. Pedro II lança, na Praça da Regeneração (hoje Coronel Pedro Osório), a pedra fundamental para a construção de uma nova catedral, no entorno da praça. Em meados do século 19 já apresentava a fachada atual. 

Em 1915, um prédio de dois pavimentos é anexado para servir de salão paroquial e, 17 anos mais tarde, uma nova reforma ampliou sua capacidade para 1,7 mil pessoas. O altar-mor foi recuado para o fundo, a sacristia ocupou o pavimento térreo do salão paroquial, eliminaram-se as tribunas. As janelas laterais foram retiradas e substituídas por vitrais, doados por famílias pelotenses.

Texto: Roberta Amaral/ Ascom Sedac
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul