Primeira etapa do Iconicidades tem 11 propostas inscritas

Iconicidades card
-

A primeira etapa do projeto Iconicidades – o chamamento público aos municípios com mais de 100 mil habitantes – se encerrou na segunda-feira (2/8) com 11 propostas submetidas. Os gestores municipais indicaram arquiteturas já ou potencialmente icônicas para serem revitalizadas e servirem a novos usos, que estimulem a inovação e a economia baseadas no capital intelectual, contribuam para criar ecossistemas criativos e fomentem novos empreendimentos.

A partir de agora, as inscrições serão analisadas por uma comissão técnica formada por servidores das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) – incluindo a Central de Licitações (Celic) –; da Cultura (Sedac); de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict); de Obras e Habitação (SOP); e do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP); além de profissionais indicados pelas seccionais gaúchas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

“Queremos um Estado mais atraente e, nesse sentido, esse projeto promoverá importantes ganhos aos gaúchos. É uma empreitada do governo que demonstra que estamos abertos para o novo”, afirma o titular da SPGG, Claudio Gastal.

Os critérios que nortearão a comissão são engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adapte ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e complexidade. “Serão analisadas as justificativas e evidências de que a proposição das cidades contribuirá para torná-las mais empreendedoras, inovadoras e criativas e estimulará a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos simbólicos para estabelecimento desses novos negócios”, explica o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, que gerencia a iniciativa.

Até cinco propostas passarão à fase seguinte, que são concursos públicos voltados a arquitetos de todo o país para criarão de planos de revitalização aderentes aos usos que cada município pretende. As melhores ideias para cada espaço serão premiadas com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, além de contrato para desenvolvimento do projeto executivo para o primeiro colocado. O Estado arcará com os custos desses projetos e os entregará aos municípios que, em contrapartida, assumirão o compromisso de executar as intervenções previstas e, posteriormente, coordenar localmente a iniciativa.

O Iconicidades foi lançado em 21 de junho como parte do Avançar, programa transversal que envolve as iniciativas com as quais o governo do Rio Grande do Sul pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Resultado de um ciclo de reformas estruturais, construído a partir de diálogo com a sociedade, o Avançar organiza as principais entregas da gestão 2019-2022, tendo como fundamento os resultados alcançados pela atual administração.

CIDADES E PROJETOS INSCRITOS

Bento Gonçalves – Praça Centenário