Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira reunião do Cesol discute ações de fortalecimento da Economia Solidária

Publicação:

O secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, instalou nesta terça-feira (3), a primeira reunião de trabalho do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol). O órgão tem como finalidade buscar o consenso em torno de políticas e ações destinadas ao fortalecimento da economia solidária no Rio Grande do Sul.

Na pauta do encontro foi tratada a constituição do Comitê Permanente, o regimento interno, o convênio entre a Sesampe e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) para a instalação da Cadeia Solidária Binacional do PET e o RS + Justo e Solidário. Dziedricki disse que é importante que os integrantes do comitê se envolvam na implementação de uma política pública voltada para os empreendedores. Eles não dispõem de ferramentas gerenciais que promovam a vitalidade do seu negócio ou não acham meios de superar barreiras impostas pelo mercado.

A diretora do Departamento de Fomento a Economia Solidária da Sesampe, Nelsa Nespolo, falou sobre a estruturação da Cadeia Solidária Binacional do PET, entre cooperativas gaúchas, mineira e uruguaia. O projeto prevê o beneficiamento de resíduos sólidos de base PET e plástico mole para a confecção do tecido ecológico, agregando valor ao trabalho aos empreendimentos econômicos e solidários. A estruturação e sustentabilidade da cadeia se dará através de três pólos de beneficiamento da garrafa PET e um pólo de plástico mole, a ser implantado nas cidades de Canoas, Novo Hamburgo, Jaguarão e Santa Cruz do Sul.

Projetos
Outro projeto apresentado foi o RS + Justo e Solidário, que tem como objetivo contribuir para a erradicação da pobreza, através de ações que fortaleçam a gestão e a produção dos empreendimentos econômicos solidários. Ainda foram discutidos a criação das cadeias produtivas dos segmentos de reciclagem de PET, agroecologia (cana de açúcar e frutas nativas) e artesanato (pedras preciosas, lã, peixe e osso). Também ficou definido que a próxima reunião do Cesol ocorrerá do dia 26 de abril, às 14 horas, na Sesampe, quando serão apresentados os comitês temáticos.

Estiveram presentes representantes dos órgãos e entidades que integram o Cesol: secretarias do Planejamento, Educação, Cultura, Trabalho, Políticas para as Mulheres, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural, Ciência e Inovação, Banrisul, Rede de Gestores, Empreendimentos Econômicos e Solidários, Sebrae/RS e organizações e associações da sociedade civil.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul