Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeiras lavouras de milho são colhidas com boa produtividade

Publicação:

Com a melhora do tempo na última semana, os produtores gaúchos encerraram o plantio de milho desta safra. Apenas poucas áreas deverão ser semeadas fora do período recomendado, geralmente destinadas à alimentação animal, que pouco ou quase nada interferem na safra de grãos.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, a colheita do milho no Estado atinge 10% de lavouras. Na região das Missões, esse percentual chega perto de 40% sobre um total estimado de 184 mil ha. Os rendimentos, até o momento, se mantêm em níveis elevados, indicando que ficarão acima das médias dos últimos anos. Esse padrão se repete em todas as regiões produtoras, principalmente devido à boa umidade do solo registrada até o momento, que afasta qualquer problema de deficiência hídrica para as culturas que se encontram em fase de floração e formação de grãos.

Na comercialização, o mercado parece já ter assimilado que não deverá faltar produto para atender à demanda local, praticando preços cada vez mais baixos. O milho está com o preço médio da saca de 60kg cotada em R$ 16,41. A diferença em relação ao preço médio para o mês de janeiro dos últimos anos chega a -23,82%. O baixo interesse do produtor para a venda tem, como consequência, a realização de poucos negócios.

Para o feijão, a temperatura mais amena e a baixa umidade do solo permitiu que os agricultores realizassem trabalhos culturais nas linhas de lavouras nos 45% restantes, ainda em desenvolvimento. A colheita do feijão 1ª safra já atinge os 55% da área plantada no Estado. Já sobre a 2ª safra, neste final de mês, os agricultores iniciaram o plantio da chamada safrinha. As primeiras estimativas devem ser divulgadas pela Emater/RS-Ascar no próximo Conjuntural.

Na soja, aumenta o percentual de lavouras em fase de floração, que atinge 30% do total. De maneira geral, a maioria das lavouras se desenvolve em bom estado, com eventuais casos de pragas e moléstias sendo controlados. As lavouras plantadas no cedo apresentam bom pegamento de vagens e excelente formação de grãos devido à boa disponibilidade de umidade no solo. Atualmente, 61% das lavouras de soja estão em germinação e desenvolvimento vegetativo e 9% em enchimento de grãos.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul