Primeiro telecentro em unidade da Fase é inaugurado na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre
Publicação:

As adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) conheceram, na tarde desta segunda-feira (17), o primeiro telecentro do Estado a funcionar dentro de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). O espaço faz parte do Programa RS Mais Digital e foi inaugurado em função de uma parceria da Fase com a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e Procergs.
O telecentro terá 10 computadores disponíveis para uso das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e também para os funcionários do Casef. Os equipamentos servirão para as aulas dos cursos de informática e de técnicas bancárias realizados pelas internas, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Legal. Posteriormente, os computadores terão acesso à internet.
Antes da inauguração, as jovens receberam noções de software livre e uso da internet. A presidente da Fase, Joelza Pires, agradeceu a parceria e disse que as adolescentes irão aproveitar muito os computadores para os cursos e para conhecimentos gerais. Estamos finalizando o ano com essa nova parceria que deve ser de muitas realizações, afirmou.
O diretor de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, Gerson Barrey, falou do desafio da pasta em criar ações de inclusão digital para a Fase. Ele destacou o objetivo do programa RS Mais Digital, que é o de proporcionar internet e informação às pessoas e citou a implantação de 35 telecentros no Estado. Esse ato simboliza o processo de inclusão social que busca o Governo do Estado. A nossa meta é de contemplar todas as 23 unidades da Fase até o final do Governo, ressaltou.
Para o diretor-presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, o telecentro irá ajudar as adolescentes a desenvolver seus trabalhos e adquirir mais conhecimento. Ele citou, ainda, o centro de recondicionamento da Procergs que recebe e arruma lixo eletrônico para doá-lo a obras sociais. É com alegria que trazemos essas máquinas para vocês. Temos certeza que será para um bom uso, disse, referindo-se aos novos equipamentos do telecentro.
Texto: Priscila Abrantes
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom