Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prioridades da Região Nordeste para Consulta Popular estão definidas

Publicação:

A Região Nordeste do Estado foi a primeira a ter homologada a cédula de votação para a Consulta Popular, que ocorrerá em 19 de agosto. As demandas,  eleitas em audiências públicas e assembleias municipais organizadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), foram validadas pela Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan). 

A Região Nordeste, que compreende 19 municípios, escolheu como prioridades na área de Educação a aquisição de equipamentos e mobiliários básicos para escolas de Ensino Médio ou Básico.

Na Saúde, a população votará entre a aquisição de ambulância equipada com UTI Neonatal e um veículo leve para o Consórcio Intermunicipal da Região ou equipamentos e mobiliários para estabelecimentos assistenciais de saúde.

As outras prioridades que estão na cédula da região são a aquisição de insumos para correção de solo, a perfuração de poços artesianos e o financiamento de projetos de armazenamento de água, projetos de saneamento ou redes de abastecimento de água para comunidades rurais, a  aquisição de insumos e equipamentos agrícolas para a produção leiteira e da pecuária familiar, para a cadeia produtiva da fruticultura ou para parques agropecuários.  

A votação será realizada em urnas de papel, que serão instaladas em todos os municípios do Estado, ou pela Internet, no site www.consultapopular.rs.gov.br. Podem participar os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Região Nordeste

Os 497 municípios do Estado estão divididos em 28 Coredes, e esta organização é utilizada como referência também para a elaboração do Plano Plurianual e do Orçamento do Estado. Fazem parte da Região Nordeste os municípios de Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.

O que é a Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. As regiões elegem suas prioridades em audiências públicas e assembleias municipais, que estão ocorrendo em todo o Estado. As demandas eleitas irão à votação em 19 de agosto.

O governo do Estado está destinando R$ 60 milhões para a Consulta Popular no Orçamento de 2016. Mais informações em www.consultapopular.rs.gov.br.

Texto: Fabíola Bach/Ascom-Seplan
Edição: Rui Felten/Ccom
 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul