Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Procergs apresenta soluções de inteligência artificial para governo digital

Publicação:

Painel Soluções de IA no SSB
Rafael Bejar, Tomas Roque, Daniel Krauze e Rodrigo Batista participaram do painel - Foto: Felipe Teixeira/Ascom Procergs

O palco do governo do Estado no South Summit Brazil recebeu, nesta sexta-feira (22/3), o painel “Soluções de IA para governo digital”. O objetivo das apresentações foi provocar e sensibilizar as pessoas em relação ao tema da inteligência artificial (IA). Participaram o gerente da área de ciências de dados da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, Daniel krauze, os cientistas de dados da companhia, Rodrigo Batista e Rafael Bejar, e o diretor da Gartner, empresa de consultoria internacional na área de TI, Tomas Roque.

Atualmente, a IA já vem sendo utilizada em serviços do governo do Estado. No momento, estão em desenvolvimento pela Procergs soluções que tem o objetivo de personalizar a experiência no uso do serviço público, especialmente na plataforma do governo digital do RS, oferecendo serviços alinhados ao perfil do cidadão.

“A IA deve provocar uma mudança na forma de trabalho. As pessoas passarão a executar trabalhos intelectualmente mais nobres, relegando às máquinas as atividades repetitivas que podem ser facilmente automatizadas. O filme Tempos modernos já fazia uma crítica há mais de 100 anos ao trabalho mecanizado realizado pelos seres humanos. As pessoas não devem recear a inteligência artificial”, afirmou Daniel.

Rodrigo destacou a experiência e tradição da Procergs no uso de dados, especialmente na inteligência artificial, área na qual a empresa se tornou referência e foi premiada. “A IA na Procergs é usada principalmente para personalizar a experiência do usuário e fornecer informações assertivas para gestão. Ela é fundamental na digitalização de serviços públicos, aproximando-os dos cidadãos por meio de recomendações proativas e linguagem acessível, visando um futuro em que a renovação de documentos seja automatizada”, destacou. Além disso, ele abordou a adoção do conceito de privacy by design para proteger dados pessoais, especialmente em modelos de IA. Isso evita o uso de dados sensíveis para prevenir soluções enviesadas e injustiças sociais, reiterando o compromisso da Procergs com a segurança dos dados dos cidadãos.

De acordo com Rafael, a transformação está no DNA da Procergs. “Buscamos sempre a vanguarda em desenvolvimento de sistemas e soluções que impactem o mercado e a sociedade. Vemos que a aplicação de soluções de IA voltadas para trabalhos que estejam represados devido ao volume é uma opção de abordagem. Nelas, se estabelece um algoritmo treinado para atender às demandas de menor complexidade no assunto abordado, redirecionando o servidor público apenas para os casos em que o nível de confiança da resposta do algoritmo esteja abaixo do estabelecido como satisfatório”. Desta forma, o serviço prestado pelo Estado torna-se mais ágil e o servidor público age em casos mais complexos, resultando em melhor qualidade e velocidade de serviços entregues ao cidadão.

“As empresas devem estar preparadas para enfrentar os riscos e a preocupação com a sustentabilidade, caminhando pelas tecnologias de IA que darão sustentação e nível de confiança às decisões. Temos cerca de dois a três anos para chegarmos a um platô de maturidade com relação ao uso de IA”, disse Tomas.

O South Summit Brazil segue até esta sexta-feira (22/3), no Cais Mauá.

Texto: Diego Eduardo Dill/ Ascom Procergs
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul