Procergs e Secretaria do trabalho desenvolvem aplicativo para fomentar o trabalho autônomo
Publicação:
O uso de tecnologia no fomento da atividade autônoma foi tema de uma reunião entre o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, nesta segunda-feira (31), na Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
No encontro, foi apresentado o protótipo de um aplicativo móvel, cujo objetivo é fomentar o trabalho e o emprego, e feita uma avaliação do seu potencial de uso em nível nacional. O aplicativo, que está sendo desenvolvido pela Procergs para a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado (STDS), aproxima prestadores de serviços de quem está procurando por eles, e divulga vagas de trabalho e pessoas que buscam colocação profissional.
Segundo o ministro, o objetivo é facilitar a vida da população que está desempregada e/ou é autônoma, dando oportunidade a todos. "Nosso compromisso é garantir espaço para que as pessoas, independente da sua atividade, possam ter trabalho, e as tecnologias estão aí para nos ajudar", falou.
Já o secretário Catarina Paladini falou sobre a importância do uso da tecnologia nas relações de trabalho. "Estamos atuando na busca de alternativas para vencer o desemprego e qualificar a mão de obra informal, e o uso de tecnologias nos garante oportunidade para divulgar e promover o espaço para quem quer trabalhar",afirmou .
O presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes, esclareceu que "um dos principais objetivos da companhia é auxiliar o governo a aproximar-se cada vez mais do cidadão, agregando eficiência e facilitando a vida de quem mais precisa, e é motivo de satisfação ver que nossas soluções podem auxiliar também em âmbito nacional", finalizou.
O encontro contou também com a presença do secretário adjunto da STDS, Ayres Apolinário, o secretário de Políticas Públicas do MT, Leonardo Arantes e o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Baldasso, além das equipes técnicas.
Texto: Eurivan de Melo Barbosa e Cristiane Franco/Ascom Procergs
Edição: Denise Camargo/Secom