Produções latino-americanas conquistam audiência na TVE
Publicação:
Há seis meses no ar, a faixa Recortes Internacional é um exemplo de como a diversificação da programação da TVE vem aumentando a audiência da emissora pública. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 23h30, é fruto de uma parceria com a Televisión America Latina (TAL), associação de canais públicos culturais e educativos de todos os países do continente, e apresenta documentários provenientes de países vizinhos.
Não há verificação oficial da audiência, mas segundo o produtor do programa e coordenador de Projetos Especiais da TVE, Rodrigo "DMart" Martins, os comentários sobre a atração são freqüentes nas redes sociais, o que permite ter uma leitura do público que conquistaram. “As narrativas, vindas de diferentes países, resultam em um intercâmbio de conteúdos, o que provoca maior retorno da audiência”, acredita.
A faixa de programação mostra a conexão de aspectos sociais, culturais, geográficos, econômicos e políticos existentes entre nações latino-americanas. “O Brasil precisa se integrar mais ao continente através da possibilidade de conhecimento da diferença e da variedade de estilos de vida e de pensamentos”, completa DMart.
O apresentador da atração, o músico Demétrio Xavier concorda. “O trabalho do Recortes facilita o nosso reconhecimento como pertencentes a uma cultura só, um ambiente só e uma história só. A diferença sutil de línguas não pode nos criar uma barreira pra conhecer as maravilhas que nós somos e temos”, acredita.
A cada programa são apresentadas duas obras distintas, que podem ser documentários completos ou episódios de uma série. Neste último caso, salienta o produtor, há uma preocupação de que as histórias sejam independentes, permitindo que o telespectador compreenda cada uma mesmo sem ter visto as anteriores. Os filmes são narrados no idioma original, o espanhol, e possuem legendas em português.
Em junho, serão transmitidas as séries “Mestizo: una historia del arte latinoamericano”, da Argentina e “Escenas Callejeras”, do Uruguai. Ainda em 2014, a emissora deve exibir duas mostras de filmes cubanos e outras duas séries.
Parceria nasceu em workshop
Surgido em novembro de 2013, a estréia do recortes Internacional aconteceu com a série “Os Latino-Americanos”: 12 vídeos sobre as multifaces da América Latina que apresentaram o trabalho de jovens diretores e produtoras independentes.
A parceria com a TAL surgiu em um workshop para emissoras educativas e culturais latino-americanas, realizado em Montevidéu pelo grupo de comunicação.
O coordenador de Projetos Especiais da TVE, Rodrigo "DMart" Martins, participou do evento. Lá, teve contato direto com o universo das mais de oitenta emissoras que compõem a TAL e selou o acordo de transmissão das séries e documentários feitos em países vizinhos.
“O sucesso do programa só foi possível graças à colaboração de diversos cineastas, produtores e instituições que, gentilmente, cederam seus trabalhos para exibição”, conclui.
Programação para as próximas semanas
12/06
PUNTO / LÍNEA / PLANO: a livre composição de formas e cores. Mundo racional e a arte da geometria.
DESTRUCCIÓN DE LA FORMA: a arte e expressividade. O informalismo rompe o mundo dos artistas geométricos.
19/06
¡POP! : arte de massa dos anos 60.
MILITANCIA ARTÍSTICA: artistas jovens usam sua arte como forma de protesto e luta.
26/06
ARTE SIN FRONTERAS: a influência dos movimentos artísticos latino-americanos na arte contemporânea.
Escenas Callejeras: episódios da série produzida pela TV Ciudad, do Uruguai.
Texto e edição: Redação Secom (51) 3210.4305