Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Profissionais de saúde bucal são capacitados para atendimento a pessoas com deficiência

Publicação:

Capacitação para profissionais de saúde bucal
Participantes foram divididos em duas turmas - Foto: Aline Puthin/Faders Acessibilidade e Inclusão

Qualificar dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede básica de saúde para atendimento de pessoas com deficiência é a finalidade do curso 'Capacitação de Profissionais de Odontologia Brasileira Vinculados aos SUS para Atenção e o Cuidado de Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência', ministrado pelo Ministério da Saúde com o apoio da Faders e Secretaria Estadual da Saúde. A aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (14), na Unidade Morretes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders Acessibilidade e Inclusão).

Durante a aula inaugural, o presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, Roque Bakof, enfatizou que o atendimento odontológico a pessoas com deficiência possui características peculiares. “As atividades clínicas adaptadas às peculiaridades são desenvolvidas aliando a competência técnica e a sensibilidade. Com certeza a  experiência de se trabalhar com pessoas com deficiência é imprescindível para a formação do dentista, e contribui com excelência para o crescimento do interior e experiência de vida como ser humano”, disse Bakof.

O curso desenvolve aulas práticas no ambulatório odontológico da Faders e presta atendimento aos usuários das unidades da fundação, bem como da Fundação de Proteção Especial (FPE). Os alunos, entre dentistas e auxiliares de saúde bucal são de diversos municípios do estado, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Charqueadas, Coqueiros do Sul, Farroupilha, Marau, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Porto Alegre, Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Torres e Venâncio Aires.

Os participantes foram divididos em duas turmas, a primeira com atividades nesta segunda (14) e na quinta-feira (17). A segunda turma terá aulas nos dias 1º e 2 de outubro e nos dias 5 e 6 de novembro, e totalizando até o término do curso em torno de 250 atendimentos odontológicos a pessoas com deficiência.  As aulas práticas ocorrem na Unidade Morretes da Faders (Rua Morretes, 222 Porto Alegre/RS).


Texto: Aline Puthin/Faders 
Edição: Léa Aragón/CCom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul